Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

O OUTRO LADO

Publicado em: 06-06-2012 | Por: bidueira | Em: Comiss??o da Verdade

0

??O OUTRO LADO

General-de-Ex??rcito R??mulo Bini Pereira

Com a instaura????o da Comiss??o da Verdade, o ciclo de beliger??ncia e de turbul??ncia pol??tica do passado recente voltou a ser tema discutido em nosso pa??s. Um tema sens??vel que estar?? presente em debates e artigos nos pr??ximos dois anos, tempo de vig??ncia dos trabalhos da Comiss??o. Neste per??odo os principais fraseados das esquerdas brasileiras estar??o em evid??ncia sempre acompanhados de emo????o e contesta????es. Agora ?? poss??vel acrescentar no debate a Lei da Anistia, j?? chamada de Lei Injusta, primeiro passo para a sua revoga????o.

Esquecem estes cr??ticos que foi essa Lei que permitiu os quase 33 anos de relativa paz no processo de crescimento democr??tico do pa??s. Sem ela o per??odo seria controverso e perturbador.

Nesta Comiss??o as For??as Armadas ser??o o foco principal. Disciplinadas como s??o, estar??o em sil??ncio e sem poder pol??tico para interferir nos processos que ser??o abertos. O seu desgaste ser?? evidente, um objetivo permanente de segmentos minorit??rios e sect??rios da esquerda brasileira.

Surge, agora, em artigo publicado neste jornal, de autoria do frade dominicano Lib??nio Christo, uma nova designa????o para a Comiss??o da Verdade. O novo nome seria Comiss??o da Vaidade, uma alus??o ?? posi????o adotada por um dos juristas que integra a Comiss??o, considerada vaidosa pelo frade. O jurista teria se posicionado, em Corte Internacional, contra interesses de familiares de v??timas na Guerrilha do Araguaia. Em seu artigo o autor questiona se o jurista teria condi????es de atuar com imparcialidade. Quanto a esta d??vida ?? surpreendente a posi????o do frade. Ele considera o jurista parcial, pois o mesmo foi contr??rio ao posicionamento dos citados familiares. Ent??o sejamos claros, os sete indicados ser??o imparciais quando analisarem um s?? lado, de prefer??ncia o lado do frade Lib??nio. Se analisarem o ???outro lado??? ser??o parciais. ?? de se perguntar quem seria o vaidoso? O jurista ou o frade?

Como dever??o se sentir os juristas indicados, com base no seu ???not??vel saber???, diante deste patrulhamento ideol??gico? Como se sentir??o ferindo o principio b??sico do Direito, o contradit??rio? Haver?? vistas do processo ??s partes?

Meu professor de Hist??ria Geral, um saudoso frei franciscano, ensinava que a ???Hist??ria tem sempre dois lados???. O ???outro lado??? tamb??m tem in??meras perguntas n??o respondidas e nem esclarecidas. Tamb??m choramos os nossos mortos, porque tivemos mais de uma centena deles e quase um milhar de feridos, muitos inocentes e que nada tinham com os confrontos. Assassinatos a sangue frio, a pauladas, a coronhadas e at?? esquartejamentohouve. S??o fam??lias enlutadas que em sua totalidade n??o receberam qualquer apoio indenizat??rio. N??o existia naquela ??poca nenhum tipo de benesse, tal como a atual ???Bolsa Ditadura???. Atentados e sequestros com mortes. Sequestro ?? tortura infame. Enumerar outros fatos a esclarecer ultrapassaria nosso espa??o jornal??stico. Entretanto gostar??amos que uma pergunta, talvez a mais importante , fosse respondida: Que Democracia lutavam para resgatar?

O ide??rio das organiza????es terroristas e os depoimentos atuais e insuspeitos de ex-integrantes das mesmas, comprovam que o objetivo maior, caso vencessem, seria a implanta????o de uma ???ditadura do proletariado??? e n??o uma democracia como assegura frade Lib??nio.

Dependendo da organiza????o, seria uma ditadura sovi??tica, mao??sta, albanesa ou cubana. Para mim, sem receio de errar, a cubana e o seu famigerado ???paredon???. Por sinal, os covardes justiciamentos em nosso pa??s, por ordens de tribunais rel??mpagos, comprovam a escolha. Caso vingassem tais doutrinas, n??o poder??amos, hoje, escrever livremente neste jornal. Eu, com absoluta certeza. Pela sua simpatia ao regime cubano, o frade Lib??nio escreveria no jornal do partido ??nico. ?? semelhan??a de Cuba, aqui haveria um s?? lado. N??o existiria o ???outro lado???.

N??o tenho profundos conhecimentos da mitologia grega e nem das literaturas portuguesa e espanhola para cita????es brilhantes como as do frade Lib??nio. Todavia, fruto da forma????o franciscana que recebi, encerro com uma cita????o b??blica, que creio ser v??lida para o momento pelo qual passamos: ???N??o julgueis para n??o serdes julgado. Pois com o julgamento com que julgais sereis julgado, e com a medida com que medis sereis medido.??? (Mt 7:1).

 

General-de-Ex??rcito R??mulo Bini Pereira – 72 anos

Ex-chefe do Estado-Maior da Defesa??

 

Os comentários estão fechados.