Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

A Comiss??o da Mistifica????o carece alembrar a prescri????o da d. Dilma

Publicado em: 08-06-2012 | Por: bidueira | Em: Comiss??o da Verdade

0

A Comiss??o da Mistifica????o carece alembrar a prescri????o da d. Dilma

??P??ricles Capanema

??A presidente Dilma Roussef ao instalar em 16 de maio ??ltimo a Comiss??o da Verdade (aqui proponho nome novo para a assombra????o, mais conforme ?? verdade) demarcou que o tal grupo ???s?? ?? o contr??rio do esquecimento???. Beleza, s?? n??o pode esquecer. Podia ser chamada comiss??o da lembran??a.??

Vou pisar no trilho aberto pela d. Dilma, evitando que coisa importante afunde no esquecimento. E, com isso, ajudo a campanha de vacina????o contra a amn??sia seletiva, epidemia muito espalhada por tudo quanto ?? lado. Como um dos vacinadores dou algumas agulhadas, coisa pouca, entre muitas que podiam ser dadas para combater a praga:??

1??) A guerrilha no Brasil nunca lutou pela democracia. Seus participantes costumam p??r debaixo do tapete esse fato ??bvio para conseguir absolvi????o do p??blico, mas a realidade ?? que pegaram em armas e mataram para impor a tirania comunista. O triunfo de qualquer dos grupos terroristas seria a morte da liberdade. Os movimentos guerrilheiros foram express??o assassina de gigantescos movimentos ideol??gicos e pol??ticos que defendiam a ditadura do proletariado, na pr??tica a tirania do partido ??nico, o Partido Comunista. Queriam para o Brasil regimes parecidos com os da China comunista, R??ssia, Alb??nia, Cuba. Estou s?? alembrando, d. Dilma n??o explicou que era proibido esquecer???

2??) Houve excessos na repress??o e eles precisam ser lembrados. Mas tamb??m n??o deve ser esquecido que a repress??o en??rgica aos movimentos guerrilheiros no Brasil – nos limites da lei, alembro – foi medida merit??ria, que favoreceu a liberdade e o progresso do pa??s. O triunfo da guerrilha teria trazido ao Brasil o que os governos comunistas sempre produziram em outros pa??ses: persegui????es implac??veis, causadoras tantas vezes de milh??es de mortes. De outro modo, totalitarismo, coletivismo, igualitarismo e mis??ria. S??o fatos hist??ricos. Estou no errado ou falei certo???

3??) As guerrilhas no Brasil n??o come??aram como rea????o ao endurecimento do regime militar, ap??s a edi????o do AI-5 em dezembro de 1968. Come??aram antes, ainda no per??odo de democracia liberal do Brasil, no quatri??nio inacabado J??nio-Jango e j?? existiam no per??odo 1964-1968. Elas foram reflexo da Guerra Fria e tinham dire????o de fora. Na d??cada de 70, houve guerrilhas at?? na It??lia e nos Estados Unidos, pa??ses de democracia consolidada. E o objetivo de todas elas foi sempre a tomada do poder pelas armas para impor a ditadura comunista.??

4??) O movimento comunista, em v??rias de suas fac????es, mandou asseclas pegarem em armas porque tinha fracassado na luta de convencer pelas ideias e alcan??ar o poder pelo voto. ?? confiss??o da repulsa que o povo lhe vota.??

5??) Tem mais, os sete integrantes da Comiss??o da Verdade n??o podem esquecer a lei que a criou. Mas tenho certeza que v??o enterrar dispositivos dela. E sem dar explica????o. Vou eu aqui alembrar a eles. A lei entre seus objetivos estatui: ???III – identificar e tornar p??blicos as estruturas, os locais, as institui????es e as circunst??ncias relacionados ?? pr??tica de viola????es de direitos humanos mencionadas no caput do art. 1??, suas eventuais ramifica????es nos diversos aparelhos estatais e na sociedade???. Como pelo menos um de seus sete sabich??es j?? quer esquecer claramente o texto (cf Paulo S??rgio Pinheiro que em declara????o delirante e reveladora alembrou aos desavisados: ???Nenhuma comiss??o da verdade teve ou tem essa bobagem de dois lados, de representantes de perpetradores de crimes e das v??timas???) e agir arbitrariamente, recordo. A lei tamb??m manda apurar viola????es de direitos humanos na sociedade e n??o s?? as cometidas dentro do aparelho estatal. Isto ??, ordena apurar os crimes cometidos pelos guerrilheiros. Sei que ningu??m vai dar bola para o texto da lei. ?? letra morta, hipocrisia para capear fracamente o efeito causado pela fraude descarada, disfar??ada em esquecimento ou distra????o: a persegui????o ferina aos militares de milit??ncia contr??ria ?? esquerda, sejam ou n??o culpados. E, ademais, intimidar eventuais opositores da esquerda dominante, fazendo-os pensar duas vezes antes de tomar qualquer atitude. Em resumo, ?? medida de intimida????o. Aqui estou reclamando apenas obedi??ncia ao que determinou a presidente (ou presidenta, como quer, tudo bem), que os nomeou: n??o esquecer a lei inteira. Reclamo coer??ncia e corre????o. Sei que na pr??tica a comiss??o n??o tem (ou n??o quer) liberdade efetiva para agir segundo a letra da lei. Vai fraud??-la e preparar relat??rio faccioso e incompleto, podem me cobrar daqui a dois anos. Outra coisa: ningu??m vai apurar viola????es de direitos humanos de 1946 a 1988. Todo mundo sabe que ?? para ingl??s ver. Vai sobrar a ca??a aos militares que hoje ainda incomodam, na medida em que as circunst??ncias pol??ticas o permitirem. Repiso: reclamo apenas o cumprimento inteiro da lei e j?? estou avisando que ela vai ser rasgada. Conduta assim favorece a reconcilia????o nacional???

6??) No mourejo de impedir o esquecimento da lei, aqui vai outro objetivo dela: ???promover, com base nos informes obtidos, a reconstru????o da hist??ria dos casos de graves viola????es de direitos humanos, bem como colaborar para que seja prestada assist??ncia ??s v??timas de tais viola????es.??? Vou dar uma sugest??o. Fa??a a comiss??o um informe sobre as graves viola????es de direitos humanos feitas pelo MST e por movimentos de sem-terra, antes da constitui????o formal do movimento em 1984. E com motiva????o pol??tica: abalar a ordem vigente. Investigue a fundo a grana preta que veio de fora, suas liga????es com a CPT e o rastro de sangue e l??grimas que deixou em incont??veis fam??lias de propriet??rios rurais, a maior parte de recursos muito escassos. Est?? a?? a origem de mais de trinta anos de viola????es sistem??ticas dos direitos humanos no Brasil. Essa investiga????o decorre logicamente do texto da lei que instituiu a Comiss??o da Verdade. E indicaria imparcialidade. N??o vai acontecer, sei. Mas ent??o que a mencionada comiss??o n??o pretenda estadear isen????o e imparcialidade de conduta.??

7??) Alembro outro objetivo da lei: ???recomendar a ado????o de medidas e pol??ticas p??blicas para prevenir viola????o de direitos humanos, assegurar sua n??o repeti????o e promover a efetiva reconcilia????o nacional???. Outra proposta: um dos pontos para promover a reconcilia????o nacional, diretamente ligado ?? guerrilha, ?? atender ??s justas reivindica????es de setores militares nas tr??s armas que pedem atendimento aos direitos humanos de membros seus e de suas fam??lias gravemente lesados pelos terroristas. O pedido deles ?? simples e n??o podia ser mais modesto: se for para investigar, investiguem tudo de um e outro lado (est?? na lei) e utilizem a mesma r??gua. Se for para indenizar, indenizem a todos com o mesmo crit??rio. Houve muitos inocentes trucidados pelos guerrilheiros. Podia ser mais reconciliadora? Menos contr??ria a privil??gios dilacerantes? Mas as fam??lias desses inocentes ainda v??o continuar no sereno, porque a lei tem um texto e haver?? uma pr??tica diferente, que frauda o diploma legal. Quem quer apostar???

Subit??neo, veio-me ?? mem??ria ponto central que ia esquecendo. Qual o objetivo real do terrorismo no Brasil? Na cabe??a dos jovens guerrilheiros tresloucados at?? que podia existir o del??rio de tomar o poder em Bras??lia, em conjun????o com outras for??as insurrecionais. N??o na cabe??a de quem mandava de fato. O objetivo primeiro do sarampo guerrilheiro, que abriu feridas em tantos lugares, era berrar para o Brasil que o corpo social estava doente. E criar a sensa????o generalizada de que existia enorme insatisfa????o popular, prestes a explodir, com manifesta????es at?? armadas, e s?? pass??vel de ser curada com a aplica????o maci??a de reformas de car??ter igualit??rio e coletivista, as chamadas reformas de base. De outro jeito, esperavam destruir no p??blico resist??ncias duras ao reformismo radical socialista. E para isso, por propaganda mistificadora, criar a impress??o das massas insatisfeitas, ?? beira da rebeli??o. O povo real era outro, pac??fico e tinha pendor conservador.??

Lembro outro ponto, esse furando os olhos. As guerrilhas l?? atr??s foram um show sangrento. Temos agora outro grande show no Brasil e no mundo (e as guerrilhas naquela ??poca pipocaram em muitas partes do mundo), ainda sem derramamento de sangue, o terrorismo ecol??gico, que visa criar o pavor ambientalista. ?? uma gigantesca mistifica????o em marcha para impressionar a opini??o p??blica, at?? agora com os dois p??s atr??s. Para qu??? Com base num pavor infundado, – e alembro aqui as opini??es fundadas a respeito do clima, camada de oz??nio, CO2 expressas com calma seguran??a pelo climatologista dr. Ricardo Augusto Fel??cio, professor da USP, que desmentem todo o embasamento para esse show – os mentores do terrorismo ecol??gico esperam derrubar as barreiras contra as medidas que exigem, supostamente para prote????o do meio ambiente. ?? s?? ver a lista delas e se sente logo a catinga centralizadora e intervencionista. Em resumo, medidas totalit??rias, coletivistas, igualit??rias e geradoras de pobreza. Aten????o, os mesmos efeitos que o terrorismo comunista visava produzir no Brasil (e alhures). Duas mistifica????es distantes no tempo, com efeitos reveladoramente semelhantes.??

Era o que eu tinha a lembrar.

(P??ricles Capanema ?? Engenheiro e Pesquisador do Instituto Pl??nio Corr??a de Oliveira)

 

Os comentários estão fechados.