Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Dois Mandamentos espezinhados

Publicado em: 01-08-2012 | Por: bidueira | Em: DIREITO DE PROPRIEDADE

0

Dois Mandamentos espezinhados ??http://www.ipco.org.br/home/noticias/dois-mandamentos-espezinhados

Mois??s quebra as t??buas da lei, porque o povo se afastara dos Mandamentos

Mois??s quebra as t??buas da lei, porque o povo se afastara dos Mandamentos

Um dos ensinamentos mais esquecidos da doutrina cat??lica ?? o relativo ?? propriedade privada. Embora esta seja assegurada por dois Mandamentos da Lei de Deus ??? ???N??o roubar??s??? e ???N??o cobi??ar??s as coisas alheias??? ???, n??o se ouve falar disso nos p??lpitos.

Ainda existe rea????o da opini??o p??blica contra o ladr??o que entra numa casa e a depena. Mas quando se trata da a????o invasora do Estado contra a propriedade, a rea????o, quando existe, ?? muito amortecida.

Aproveitando-se dessa situa????o anormal, o Estado brasileiro vem se lan??ando com uma voracidade impressionante sobre os particulares a fim de lhes arrancar o que lhes pertence, sobretudo no que se refere ao campo.

No caso da Reforma Agr??ria, por exemplo, terras s??o desapropriadas, muitas vezes a pre??o vil, para formar assentamentos improdutivos, cuja propriedade tamb??m n??o ?? concedida aos assentados, pois continua sendo do Estado. E agora j?? foi aprovado na C??mara e est?? no Senado um projeto de mudan??a da Constitui????o para que, sem qualquer indeniza????o, sejam expropriadas as propriedades onde for constatada a exist??ncia de trabalho ???an??logo ?? escravid??o???, sem que se defina bem o que ?? isso. Na pr??tica, at?? o momento, irregularidades m??nimas t??m sido consideradas ???trabalho escravo??? por fiscais do trabalho adrede industriados. ?? uma injusti??a sem nome.

As demarca????es de reservas ind??genas, quilombolas e outras t??m sido feitas arbitrariamente, passando por cima de t??tulos de propriedade regulares, muitas vezes com d??cadas de vig??ncia.

Por??m, a investida mais em moda contra a propriedade, especialmente contra o seu uso, chama-se ???ecologia???. A pretexto de ???danos ?? natureza??? artificialmente alegados, busca-se aprovar um novo C??digo Florestal que impede os propriet??rios de utilizar grande parte de suas terras para o plantio ou a pecu??ria. ?? preciso manter dentro delas uma parte em que n??o se pode mexer, chamada ???reserva legal???. Al??m disso, foram impostas aos propriet??rios as intoc??veis APPs (??reas de preserva????o permanentes), e assim por diante. Com isso, os mais atingidos s??o os m??dios e pequenos propriet??rios, que veem praticamente extinta a possibilidade de utilizar sua terra. E como consequ??ncia, podem cair na mis??ria.

Essas investidas contra a propriedade ??? e outras, que n??o h?? espa??o aqui para enumerar, como, por exemplo, os impostos escorchantes ??? se fazem amparadas por uma h??bil propaganda, que apresenta a propriedade como um privil??gio incompat??vel com o car??ter social (socialista) da modernidade. J?? o denunciou Plinio Corr??a de Oliveira:?????A propriedade privada vai sendo apresentada, cada vez mais ??? nestes tempos de hipertrofia do social ??? como um privil??gio antip??tico e anacr??nico, ao qual s?? se aferraram alguns ego??stas, insens??veis ?? mis??ria que em torno deles existe?????(???Folha de S. Paulo???, 30-5-1971).

Com isso, fica posto na sombra o ensinamento aut??ntico da Igreja, expresso lapidarmente pelo Papa Le??o XIII:?????Fique, pois, bem assente, que o primeiro fundamento a estabelecer para todos aqueles que querem sinceramente o bem do povo ?? a inviolabilidade da propriedade particular?????(Enc??clica ???Rerum Novarum???, de 15-5-1891).

?? o atual espezinhamento de dois Mandamentos divinos, bem como da doutrina da Igreja que os explica. At?? quando?

Os comentários estão fechados.