Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Am??rica Latina: narcoestados em a????o

Publicado em: 02-09-2012 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

Blog ??1.09.2012

Abaixo, reproduzo alguns trechos da entrevista. Eles devem ser lidos ?? luz de um fato: a presidente Dilma Rousseff, em parceria com Cristina Kirchner (aquela que foi um arquiteto eg??pcio em encarna????es passadas???), patrocinou a entrada da Venezuela no Mercosul ??? contra a lei, diga-se. Ao faz??-lo, incorporou ao bloco econ??mico um pa??s que pode ser chamado hoje, sem qualquer exagero, de narcoestado e que, ademais, mant??m rela????es incestuosas com o estado terrorista iraniano ??? do qual o governo Lula tamb??m se aproximou. Talvez um dia venhamos a descobrir os milh??es de motivos que a tanto o moveram.

A quest??o ?? s??ria e diz respeito ao papel que o Brasil pretende desempenhar no cen??rio internacional. No momento em que alguns equivocados de boa-f?? e muitos pilantras disfar??ados de equivocados de boa-f?? defendem a descrimina????o do consumo de drogas, conv??m prestar aten????o a que tal pol??tica remeteria e a quem beneficiaria.?? Leiam trechos da entrevista.
*
Duglas Farah ?? pago para redigir relat??rios de seguran??a para empresas privadas e ??rg??os do governo americano, como o Departamento de Seguran??a Interna e o Departamento de Defesa. Membro do Centro de Avalia????o Estrat??gica Internacional (lasc), de Washington, o consultor americano ?? especialista em identificar as ??reas de influ??ncia de cart??is mexicanos, gangues salvadorenhas e grupos terroristas na Am??rica Latina. Tamb??m revela as armas, os centros de lavagem de dinheiro e os contatos no governo e na Justi??a usados por esses criminosos. Autor do livro??Merchant of Death??(O Mercador da Morte), sobre o traficante de armas russo Viktor Bout, Farah foi criado na Bol??via, onde seus pais, mission??rios americanos, trabalharam.

NARCOESTADOS BOLIVARIANOS
Como explicar o avan??o do crime organizado na Am??rica Latina?
(???) Os criminosos foram convidados pelos governantes de pa??ses ditos ???bolivarianos???, liderados pelo presidente venezuelano Hugo Ch??vez, para compartilhar o poder pol??tico. Assim, conquistaram uma for??a in??dita na regi??o.

Como???? a parceria entre os governos e os criminosos?
(???) Nesses lugares, os criminosos s??o utilizados como instrumento de pol??tica interna e externa e apoiam o poder central. Em troca, cometem seus crimes com total seguran??a. A exist??ncia desse tipo de acordo explica o espetacular crescimento do papel da Venezuela como local de passagem da coca??na para outros pa??ses. O mesmo ocorreu com o Equador e a Bol??via.
(???)

AS AUTORIDADES LATINO-AMERICANAS ENVOLVIDAS
Quais s??o as principais autoridades envolvidas com narcotraficantes?
S??o??muitas. O ministro da Defesa da Venezuela, Henry Rangel Silva, deu apoio material para que as For??as Armadas Revolucion??rias da Col??mbia (Farc) transportassem drogas, segundo o Departamento de Tesouro americano. O juiz Eladio Aponte, que trabalhou sete anos no Tribunal Supremo de Justi??a da Venezuela e est?? exilado nos Estados Unidos, tamb??m afirma ter provas do envolvimento de altos membros do governo de Hugo Ch??vez com narcotraficantes. At?? fugir para Miami, ele era fiel ao presidente. Na Bol??via, Juan Ram??n Quintana, ministro da Presid??ncia, e Sacha Llorenti, ex-ministro de Governo, s??o suspeitos de manter rela????es escusas com o crime organizado. Lloren?? acaba de ser nomeado embaixador da Bol??via na ONU. No Equador, dois aliados do presidente Rafael Correa, Gustavo Larrea, ex-ministro de Seguran??a Interna e Externa, e Jos?? Ignacio Chauv??n, ex-subsecret??rio de Governo, mantinham v??nculos diretos com traficantes das Farc.
(???)

O MAL PARA OS BRASILEIROS
Como a sociedade brasileira ?? afetada pelos narcoestados da vizinhan??a?
O Brasil ?? o segundo maior mercado consumidor de coca??na do mundo e conquistou esse posto porque houve uma mudan??a na forma de pagamento da droga entre os traficantes. At?? os anos 80, quando ainda dominavam o tr??fico de coca??na, os colombianos recompensavam seus intermedi??rios em dinheiro. Com isso, a maior parte da droga apenas fazia escala no Brasil, de onde era enviada para outros pa??ses. Nos anos 90, os mexicanos mudaram as regras e passaram a pagar de 20% a 50% do valor em mercadoria. Isso obrigou seus parceiros em v??rios pa??ses a arrumar uma maneira de vender a coca??na. Assim, cresceram os mercados dom??sticos para a droga e suas varia????es, como o crack, com o impacto conhecido na criminalidade. Quando um viciado fica sem dinheiro, rouba ou comete outros crimes. Os pontos de venda passam a ser disputados, e os bandos come??am a se armar com fuzis AK-47 e lan??adores de granadas. Quando eles entram em combate com policiais armados apenas com pistolas, o desequil??brio de for??as ?? tremendo. N??o h?? um ??nico caso no mundo em que o crescimento do consumo de drogas il??citas n??o tinha sido acompanhado do aumento da criminalidade.
(???)

O FATOR IRANIANO
O Ir?? tem petr??leo e est?? muito longe daqui. Qual ?? o seu interesse na Am??rica Latina?
Um dos objetivos claros do Ir?? ?? driblar as san????es internacionais. Na Venezuela, criaram-se institui????es financeiras de fachada, como o Banco Internacional de Desenvolvimento, que Ch??vez sempre disse que n??o era iraniano. Eu tive acesso aos pap??is de sua funda????o, contudo, e verifiquei que todos os dezessete diretores eram iranianos. Tinham passaporte e nomes persas. O banco era usado para movimentar o dinheiro das transa????es internacionais do Ir??, especialmente as relacionadas ao seu programa nuclear. Depois que esse esquema foi descoberto, o Ir?? e a Venezuela inventaram outros. (???) No Equador, os iranianos utilizam bancos nacionais que n??o funcionam mais, mas ainda existem no papel. Bem mais dif??cil ?? saber o que eles querem na Bol??via. H?? 140 diplomatas iranianos que oficialmente atuam como assessores comerciais no pa??s, mas o com??rcio bilateral n??o passa de alguns poucos milh??es de d??lares. (???)

O senhor arrisca uma explica????o?
Temo que o Ir?? queira usar a Am??rica Latina para amea??ar ou chantagear os Estados Unidos. Os generais venezuelanos carregam nos bolsos um pequeno livro com as doutrinas do Hezbollah, um grupo fundamentalista xiita apoiado pelo Ir??. O texto cont??m a meta de derrubar o imp??rio americano com armas de destrui????o em massa. O interc??mbio com os pa??ses bolivarianos serviria, ent??o, para montar um perigoso arsenal, talvez qu??mico ou biol??gico, no quintal dos americanos.
(???)

Por Reinaldo Azevedo

Os comentários estão fechados.