Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

A Politica de Seguran??a Publica nos estados governados pela “Base Aliada”.

Publicado em: 30-11-2012 | Por: bidueira | Em: PLD em Foco, Seguran??a P??blica, SITUA????O NACIONAL

0

A Politica de Seguran??a Publica nos estados governados pelos aliados do Governo Federal, comparada com a de S??o Paulo.

(Conclus??o, a maior cidade do Pais ?? a mais segura para cidades acima de um milh??o de habitantes, excess??o de Campinas)

??Leiam este texto com aten????o. Ele trata de n??meros. Ele trata de fatos. Se julgarem que faz sentido, passem adiante e debatam.
??Abaixo, voc??s t??m os dados evolutivos com a taxa de homic??dios por 100 mil habitantes de cada unidade da federa????o de 2000 a 2010. S??o n??meros do respeitad??ssimo Mapa da Viol??ncia. Abro o post com o quadro porque voc??s poder??o consult??-lo ao longo da leitura do texto que a ele se segue.

??Vamos l??

Jos?? Eduardo Cardozo e os petistas est??o sendo apresentados por certa imprensa como, digamos, ???professores??? na ??rea de seguran??a p??blica. Eles saberiam o que fazer. N??o por acaso, Jos?? Dirceu anunciou ontem, em um de seus habituais posts, que a pol??tica de seguran??a p??blica de S??o Paulo n??o deu certo??? Sei. N??o se esque??am destes n??meros: o Estado fechar?? o ano com pouco mais de 10 mortos por 100 mil habitantes, e a capital paulista, com pouco mais de 11.

Sabem quem ?? bom pra chuchu nessa ??rea? O petismo. Ningu??m multiplica homicidios como eles ??? e sob o sil??ncio c??mplice de boa parte da imprensa. Vamos ver o que acontece nessa ??rea quando o PT vira governo.

O esc??ndalo baiano

A Bahia talvez seja a maior evid??ncia da dist??ncia entre o que o PT diz e o que PT faz. O petista Jaques Wagner governa o estado desde 2007. Em 2006, houve no estado 23,5 mortos por 100 mil habitantes. Nesse mesmo ano, S??o Paulo j?? tinha um ??ndice inferior: 19,9. Pois bem! Vamos ver o que aconteceu com os n??meros a partir de 2007, na gest??o do companheiro Wagner: 25,7; 32,9; 37,7 e 37,7. Viram? Entre 2006 e 2010, sua pol??tica de seguran??a p??blica exemplar conseguiu aumentar o n??mero de homic??dios em 60,4%! No mesmo per??odo, S??o Paulo baixou a sua em 30%. Mas bom mesmo ?? o PT de Jos?? Dirceu!!!

O esc??ndalo paraense

Os paraenses, coitados!, j?? tiveram um governo petista ??? o de Ana J??lia Carepa, entre 2007 e 2010. Tamb??m ali o partido teve a chance de p??r para funcionar as suas ideias verdadeiramente revolucion??rias na ??rea de seguran??a p??blica. Um ano antes de a petista chegar ao poder, houve 29,6 mortos por 100 mil no estado. Vamos ver os n??meros que os petistas conseguiram produzir entre 2007 e 2010:30,4; 39,2; 40,2 e 45,9. Isto mesmo: houve uma eleva????o de 55,06%! Se o Z?? Dirceu considera que o governo de S??o Paulo ?? respons??vel por um surto de viol??ncia ??? que n??o quer dizer aumento estrutural ???, louve-se a capacidade ??mpar do PT de produzir homicidios em s??rie???

Sergipe

Ah, mas existe Sergipe, onde o PT ?? poder desde 2007! Quem sabe os petistas tenham reservado toda a sua compet??ncia no combate ?? viol??ncia de Sergipe! Em 2006, ultimo ano do governo n??o-petista, a taxa j?? era alta: 29,8 por 100 mil. Em 2007, teve-se a impress??o de algo de bom poderia estar em curso na ??rea: a taxa caiu um pouco; foi para 25,9. Engano! De 2008 a 2010, foram estes os n??meros:25,9; 28,7; 32,6 e 33,3 ??? aumento de 11,74%. O Anu??rio Brasileiro de Seguran??a P??blica traz o n??mero de 2011: 33,9! E olhem que eles s??o considerados de ???baixa qualidade???. Vale dizer: pode haver subnotifica????o.

Piau??

Associado ao PSB, o PT est?? no governo do Piau?? desde 2003 (duas gest??es cada um, com o outro de vice). Pois bem: em 2002, o estado teve 10,9 homic??dios por 100 mil habitantes. Vejamos, ent??o, o desempenho dos companheiros entre 2003 e 2010: 10,8; 11,8; 12,8; 14,4; 13,2; 12,4; 12,8 e 13,7! Que coisa, n??o? Em oito anos no poder, os companheiros conseguiram elevar a taxa de homic??dios em 25,68%. E olhem que o Anu??rio da Seguran??a P??blica, por exemplo, n??o leva a s??rio os dados fornecidos pelo governo do Piau?? porque os considera tamb??m de ???baixa qualidade???.

Acre

Os petistas governam o Acre desde 1999 ??? o grupo de Marina Silva tamb??m ?? poder e, no estado, n??o se distingue dos petistas. Vejam o quadro. De 2000 a 2010, eis a taxa de mortos por 100 mil do Acre segundo o Mapa da Viol??ncia: 19,4; 21,2; 25,7; 22,5; 18,7; 18,7; 22,6; 18,9; 19,6 21,5 e 19,6. ?? praticamente o dobro da de S??o Paulo. Mas os petistas insistem em dar aulas sobre seguran??a p??blica. O Anu??rio Brasileiro de Seguran??a P??blica n??o traz n??meros sobre o Acre porque o Estado n??o fornece de modo adequado os dados para o Sistema Nacional de Estat??sticas de Seguran??a P??blica e Justi??a Criminal (SINESPJC). Eis a??: depois de dez anos de gest??o petista, os mortos por 100 mil habitantes no Estado cresceram, com alguns picos de viol??ncia em 2001, 2002, 2003 e 2009.

E os n??meros bons?

Zeca do PT governou o Mato Grosso do Sul entre 1999 e 2007. N??o cheirou nem fedeu. Em 2000, havia 31 mortos por 100 mil habitantes no Estado. No ??ltimo ano de sua gest??o, 30. Notem: eu bem que tento encontrar dados virtuosos do petismo. Segundo o Anu??rio, em 2011, o Distrito Federal, governado por Agnelo Queiroz, teve 29,2 mortos por 100 mil ??? menos do que os 33,2 do ano anterior (ou 34,2 segundo o Mapa). Essa taxa ?? 170,37% maior do que a de S??o Paulo no mesmo ano: 10,8 por 100 mil.

E ent??o?

Eis a??. Com esse retrospecto na seguran??a p??blica, os petistas se atrevem, no entanto, a dar li????es de compet??ncia aos outros. E que se note: h?? taxas ainda piores Brasil afora, a maior parte oriundas de estados governados pela chamada ???base aliada???. Ora, por que os petistas, ent??o, n??o aplicam nos estados que governam seus programas miraculosos? Por que Jos?? Eduardo Cardozo n??o vai fazer proselitismo na Bahia? Por que n??o oferece os seus pr??stimos a Sergipe? Por que n??o p??e em pr??tica suas ideias revolucion??rias no Acre? Por que j?? n??o prop??e medidas definitivamente saneadoras ao Piau???

Pergunto: a reputa????o de que governo resiste a que se leve para a TV cada ocorr??ncia havida de viol??ncia, cada caso, sempre como um sintoma de descontrole da seguran??a p??blica? ?? o que se faz com S??o Paulo.

Caminhando para a conclus??o

N??o se trata de negar, reitero, a exist??ncia de um surto de viol??ncia no Estado e a a????o delet??ria do crime organizado. ?? medida, no entanto, que se faz tabula rasa de uma pol??tica de seguran??a p??blica que demonstra, ao longo de uma d??cada, virtudes inequ??vocas, faz-se o que tenho chamado de ???alian??a objetiva??? com a bandidagem. Os criminosos ??? sim, existem criminosos soltos em S??o Paulo; menos do que na maioria dos estados, mas existem ??? passam a ser os senhores da pauta.

Quando o estado que exibe, na m??dia, os melhores indicadores ?? apresentado como terra de ningu??m, ?? evidente que o jornalismo morreu faz tempo. Em seu lugar, entrou uma pauta de natureza pol??tica.

S?? por curiosidade: quantos morreram ontem no Rio? E anteontem? E na ter??a-feira? E na segunda? A quantas anda a taxa de homic??dio no Estado at?? outubro? Ent??o aquelas pessoas n??o tinham hist??ria?

Num pa??s em que existem ???mortos com not??cia??? e ???mortos sem not??cia???, ?? for??oso concluir que os cad??veres se transformaram numa alavanca pol??tica. Como, ali??s, j?? percebeu Jos?? Dirceu (ver post na home).

Ah, sim! N??o insistam, hein!? S??rgio Cabral n??o pode se candidatar a governador de S??o Paulo??? N??o que n??o pudesse ser divertido v??-lo de len??o na cabe??a, dan??ando na boquinha da garrafa??? At?? pensei em sugerir que Jos?? Mariano Beltrame acumulasse as secretarias de Seguran??a de S??o Paulo e Rio??? Seria bacana! Poder-se ia fazer a taxa de mortos por 100 mil dos dois estados, somados. A do Rio (25,8 por 100 mil*) cairia brutalmente, e a de S??o Paulo (10,8 por 100 mil*) subiria tamb??m brutalmente. A m??dia daria 18,3! Sem contar que S??o Paulo precisa de um secret??rio que, como direi?, ???circule mais???, como se dizia no colunismo social de antigamente.

N??o sei se fui muito sutil???

(*) Dados do Anu??rio Brasileiro de Seguran??a P??blica
Texto publicado originalmente ??s 2h18

Por Reinaldo Azevedo

Tags: S??o Paulo, Seguran??a P??blica

??

Os comentários estão fechados.