Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Natal, saudades do passado!

Publicado em: 20-12-2015 | Por: bidueira | Em: CONTOS DE NATAL, Fam??lia, Festas religiosas, Nova et Vetera, SITUA????O NACIONAL

0

NATAL

Ralph Ros??rio Solimeo

Que saudades eu sinto dos Natais da minha inf??ncia: daquela singeleza e religiosidade com que se preparavam as festas para receber O Menino Deus.
Sendo uma festa da fam??lia, a azafama era grande em todas as casas: faziam-se roscas, docinhos, bolos, preparavam-se bebidas, n??o s?? para o almo??o do Natal, mas para se recepcionarem os amigos, que vinham dar os seus cumprimentos, pois, principalmente nessa ??poca, a cidade toda se irmanava num esp??rito de amor e amizade.
?? Missa do Galo, que diferentemente dos dias de hoje, era celebrada ?? meia noite, comparecia quase a totalidade do povo da cidadezinha, todo mundo envergando a melhor roupa, que possu??a, nem sempre nova, naqueles tempos de pen??ria.
Na igreja, nos primeiros bancos da esquerda, ficavam os meninos e as meninas da Cruzada Eucar??stica, com suas faixas de cetim amarelo atravessadas no peito; logo atr??s os Congregados Marianos, identificados pela fita azul ao pesco??o: ?? direita, se colocavam As Filhas de Maria, onde o branco de suas vestes indicava a condi????o de virgens solteiras e, depois destas, a Associa????o do Sagrado Cora????o de Jesus, integrada pelas mulheres casadas. Todas as mulheres se cobriam com v??us: as solteiras com v??us brancos e as casadas com v??us negros.
Antes do in??cio da Missa, ?? meia noite, entrava em prociss??o solene a imagem do Menino Jesus, para ser entronizada no Pres??pio. O Coro cantava o Adeste Fideles e, embora a maioria dos presentes n??o soubesse Latim, entoava o estribilho:
Venite adoremus,
Venite adoremus
Venite adoremus,
Dominum.
Ningu??m falava em papai noel, nem pensava em ganhar presentes: todos n??s sab??amos da dureza da vida e das dificuldades de nossos pais para sustentar a sua numerosa prole, com dignidade, embora na pobreza.
Quando nas aulas de Catecismo ouv??amos da recusa dos moradores de Bel??m em abrigar a Virgem, para que ela desse ?? luz ao seu divino filho, todos n??s, naquela inoc??ncia de ent??o, revoltados com a maldade daqueles homens, afirm??vamos convictos:
_Ah! Se eu vivesse naquela ??poca teria dado o meu quarto para que Jesus nele nascesse e nunca mais fosse embora.
Mas, naquela ??poca eles rejeitaram Jesus sem O conhecer e hoje, que O conhecemos, ser?? que todos n??s O acolher??amos?
Certamente que n??o. Atualmente a festa do Menino Deus vem perdendo a sua conota????o religiosa. As comemora????es do Natal est??o centradas na compra dos presentes, nas viagens, nas ceias. Comemora-se um anivers??rio, mas o aniversariante n??o ?? convidado e, na maioria das vezes, sequer lembrado. Uma expressiva maioria de pais, que se dizem crist??o, substituiu no cora????o de seus filhos o Menino Jesus, pelo papai noel. Esta figura midi??tica, s??mbolo de um consumismo, muitas vezes inconseq??ente, ?? o grande personagem do Natal: trocaram-se as B??n????os Eternas do Menino-Deus, pela efemeridade das coisas do mundo.
Alguns tendo recebido Jesus no seu cora????o, embora ainda afirmem am??-Lo, aos poucos, O v??o expulsando, enchendo os seus cora????es com as coisas do mundo, de tal sorte que, sem espa??o para continuar l?? habitando, Jesus se v?? ???obrigado??? a deix??-lo.
Outros, O expulsaram deliberadamente, pois desejam levar uma vida de permissivismo, erotismo, gan??ncia, luxuria, vaidades e todos os tipos de prazeres do mundo, incompat??veis com a presen??a de Cristo.
Ainda h?? aqueles, que mergulhados nas loucuras do mundo moderno, n??o tiveram tempo sequer para O conhecer.
Abandonemos todas as fatuidades deste mundo e voltemos ?? inoc??ncia da nossa inf??ncia para que o Menino Jesus possa renascer em nossos cora????es puros e neles permanecer para sempre.
Ralph

Os comentários estão fechados.