Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

N??O ?? DESMOBILIZA????O!

Publicado em: 15-05-2016 | Por: bidueira | Em: PT, SITUA????O NACIONAL

0

N??o ?? desmobiliza????o

AGENCIA BOA IMPRENSA

P??ricles Capanema

 

Em ambiente de esperan??a, pisando firme, come??ou o governo Michel Temer. N??o fazendo barbeiragem ou tomando trombada, o novo chofer dirige o Estado at?? dezembro de 2018. Trombada? No Senado, para o afastamento, sua equipe ganhou com 55 votos, bem acima dos naquele momento necess??rios 41, mas s?? um al??m do n??mero indispens??vel para o impeachment no julgamento final. Com 53 votos favor??veis ?? cassa????o, Dilma volta ao Planalto.

Surgindo fato chocante, e a Lava Jato tem produzido eventos inesperados, renasceria a esperan??a petista.

Hoje, por??m, tudo o indica, ?? pouco prov??vel uma vota????o abaixo de 54 votos na C??mara Alta, quando do julgamento final daqui a semanas. Assim, o normal, sem abalroamento, Michel Temer fica no volante at?? 31 de dezembro de 2018. A d??vida, pequena embora, atinente ao desfecho do julgamento, impede a distens??o no p??blico.

De qualquer maneira, ainda antes da presum??vel cassa????o do mandato de Dilma Rousseff, a desmobiliza????o ?? grande perigo. Ser?? maior com Temer presidente definitivo. Para mim, claro como ??gua do pote: assim como a mobiliza????o dos esp??ritos possibilitou enorme vit??ria, a desmobiliza????o carrega no bojo a derrota.

O que entendemos por desmobiliza????o? O termo na linguagem corrente evoca o retorno ?? vida civil dos soldados que voltam da guerra. Derrotados ou vencedores, recome??a para eles a vida anterior. O desmobilizado muda o foco das preocupa????es, os campos de batalha v??o se tornando mem??ria distante.

Como um todo, a esquerda est?? profundamente desmoralizada. Vai sofrer hemorragia em seus setores de simpatizantes e militantes de menor ades??o. Contudo, o setor radicalizado, que de fato dirige mir??ades de organiza????es, n??o vai se desmobilizar. S?? lhe importa o sofrimento popular, o desemprego, o desastre das pol??ticas petistas na exata medida em que prejudica suas possibilidades de expans??o. Esse segmento continua a sonhar com uma sociedade igualit??ria de homens necessariamente estiolados em suas potencialidades de ascens??o. Sempre estar?? ?? espreita da primeira ocasi??o prop??cia para atacar e ganhar. Assim, continuar?? ativo o cerne ideol??gico enquistado no PT, universidades, Igreja, movimentos reivindicat??rios, nas v??rias condi????es sociais. Ter?? pedras novas no caminho, entre as quais avulta o fim do financiamento p??blico de suas publica????es, via propaganda paga dos governos dirigidos por petistas, Caixa, Petrobr??s, tanta coisa mais. Ent??o, numerosas publica????es orientadas por esse miolo encarni??ado, lembro os blogues sujos, v??o fechar. Conv??m lembrar, contudo, n??o ser??o poucos os que no n??cleo duro da esquerda preferir??o a situa????o nova ?? precedente, em que precisavam ser advogados dativos de um governo impopular e falido.

Em outubro de 2014, Dilma Roussef venceu com margem apertada (51,64% a 48,36%). Contudo, a vit??ria eleitoral soou como estridente derrota moral, pois A??cio Neves ganhou com maiorias folgadas no Brasil que pensa, trabalha e produz mais ativamente. E este Brasil mais ativo, informado e inconformado, moralmente vitorioso, reagiu rijo ao longo dos ??ltimos meses. Os atentados graves contra a lei de Responsabilidade Fiscal dormiriam em gavetas empoeiradas do Congresso e do Executivo, inexistisse a candente rejei????o popular desta faixa do p??blico.

Falei em rea????o rija e em rejei????o candente. O maior perigo no horizonte ?? tal faixa, decisiva para o Brasil, ficar gelatinosa e morna. Por qu??? Por uma real ilus??o de ??tica pol??tica: o sumi??o do inimigo poderoso que a amea??ava.

Em meados de 2007, estimulado por empres??rios conhecidos e algumas celebridades, teve grande e passageira repercuss??o o movimento Cansei. Com claro car??ter antilulista, exprimia a convic????o de que o Brasil, horrorizado com o mensal??o, denunciado em junho de 2005, estava cansado do governo petista e queria coisa nova. Exprimia insatisfa????o popular real, mas teve reflexo eleitoral discut??vel. Por exemplo, depois de sua atua????o, Dilma Rousseff obteve dois mandatos.

Estamos em meados de maio. Daqui a tr??s meses, em 16 de agosto come??a a propaganda eleitoral. Em 2 de outubro, teremos elei????es para vereadores e prefeitos. Podem ser decisivas, especialmente como s??mbolo, para o Brasil do futuro. Com campanhas desfocadas com facilidade teremos um mundar??u de eleitos terrivelmente decepcionantes. Dois especialistas celebrados poderiam nos ajudar a entender melhor as pr??ximas elei????es. James Carville, marqueteiro de Bill Clinton em 1992, criou (repetida com varia????es) a frase it???s economy, stupid(?? a economia, est??pido) para indicar que o eleitor, na hora do voto, em geral tem em vista o que considera seu interesse econ??mico mais pr??ximo. Tempos depois, Barrington Moore, analisando as manifesta????es dos ??ltimos anos, com base naquela frase, criou uma outra: it???s morality, stupid (?? a moralidade, est??pido). Ficou famosa igual. As manifesta????es t??m sobretudo raz??es morais como motor (contra a corrup????o, a maior delas). Ent??o, apenas em parte os resultados eleitorais refletem a exaspera????o popular nelas observada. Se acontecer algo assim em outubro pr??ximo, n??o ser?? fen??meno novo.

Por que lembrei? Contribui????o para uma an??lise objetiva da presente situa????o, pode ser vacina contra o abatimento de alguns, e assim estimulo ?? perman??ncia do ativismo. Despertos e espertos, a presente alegria n??o desembocar?? daqui a algum tempo na amargura, fruto da despreocupa????o e in??rcia. Nada de desmobiliza????o.

 

Os comentários estão fechados.