Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Humilha????o e Esperan??a-A viagem de Temer ?? China

Publicado em: 09-09-2017 | Por: bidueira | Em: CHINA, DIREITO DE PROPRIEDADE, Pol??tica Internacional, Seguran??a P??blica, SITUA????O NACIONAL

5

Ag??ncia Boa imprensa

GPS do Agroneg??cio

Blog do P??ricles Capanema

Humilha????o e esperan??a

P??ricles Capanema

A viagem do presidente Michel Temer a Pequim??deu origem??a 14 acordos. Deixo de lado o memorando de coopera????o relativo ao futebol e outros penduricalhos. Falo sobre financiamentos oficiais da China ao Brasil e compra de ativos de empresas brasileiras por estatais chinesas.

A prop??sito e de passagem, durante os dias em que Temer l?? esteve, a estatal chinesa CMPort (China Merchant Port) comprou por R$2,9 bilh??es 90% do TCP, terminal de cargas de Paranagu??. O terminal movimenta 10% dos cont??ineres no Brasil. A CMPort, agora dona, assim anunciou a nova propriedade em seu site: ???A CMPort compra 90% do segundo maior porto do Brasil. A China Merchant Port Holdings Company Limited (CMPort) tem a satisfa????o de anunciar que comprar?? 90% do Porto de Paranagu?????. Ainda no site se pode ler: ???O China Merchant Group ?? um conglomerado de propriedade estatal.??? Administra ativos pr??ximos a US$1 trilh??o, teve lucro de aproximadamente U$8 bilh??es no ultimo exerc??cio. ?? estatal semelhante ?? Petrobr??s no Brasil, com a????es negociadas em Bolsa. Qualquer director s?? ?? nomeado com o acordo do governo e do Partido Comunista Chin??s. De outro modo,longa manus??do governo e do PC chineses. A garra se fincou no porto de Paranagu??.

Volto aos resultados da viagem do presidente Michel Temer selecionando trechos de ampla not??cia do di??rio espanhol El Pais ??? s??o destaques meus os NB: ???As autoridades chinesas respaldaram na sexta-feira??o programa de privatiza????es realizado pelo presidente Michel Temer. O presidente chin??s Xi Jinping insistiu no aumento dos interc??mbios econ??micos entre as duas na????es, e indicou novos investimentos de seu pa??s ???nos setores energ??tico, agr??cola e de infraestrutura??? do Brasil. S??o, justamente,??parte das ??reas que Temer quer abrir ao setor privado, acreditando que a China desempenhar?? um papel determinante. Os dois pa??ses assinaram 14 acordos bilaterais, dentre os quais se destacam a aprova????o de uma nova linha de cr??dito de 300 milh??es de d??lares [NB: cr??dito estatal] ao Banco do Brasil e outro preparat??rio para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econ??mico e Social (BNDES) receba uma linha de 3 bilh??es de d??lares [NB, outra vez, cr??dito estatal]??uma confirma????o de que a China tem se tornado o grande banqueiro do Brasil??[NB: repito, dinheiro de bancos estatais chineses]. Na ??rea da infraestrutura, a empresa chinesa State Grid [NB: estatal] assinou a licen??a para as obras da linha de alta tens??o entre o Xingu e o Rio de Janeiro, enquanto a China Communication and Construction Company [NB: estatal] investir?? 700 milh??es de d??lares na constru????o de um terminal de uso privado no porto de S??o Lu??s. A China National Nuclear Corporation [NB: estatal] assinou tamb??m um memorando de entendimento com a Eletrobras para continuar com a constru????o da usina nuclear de Angra III. Afirmou??Zhang Run, subdiretor para a Am??rica Latina e o Caribe no Minist??rio das Rela????es Exteriores chin??s: ???O Governo continuar?? incentivando as empresas chinesas a participarem ativamente na coopera????o econ??mica e comercial com os pa??ses da Am??rica Latina, incluindo o Brasil e a Venezuela???. Sobre o programa de privatiza????es disse a El Pa??s Li Yinsheng, executivo-chefe da China Three Gorges Brazil [NB: estatal], que opera duas das maiores hidrel??tricas do pa??s, em Ilha Solteira e em Jupi?????: ???Temos interesse nesse plano???. Aviso de novo: em princ??pio, acho ben??fica a presen??a de capital estrangeiro privado no Brasil, sou favor??vel a privatiza????es e concess??es, mas n??o desse jeito. Est?? em jogo a soberania nacional; mais fundo, nosso futuro de na????o crist??, com ra??zes ocidentais.

Este artigo, em parte, ?? costura de cita????es. O motivo, escrevi tantas vezes sobre o tema que me dispenso de repetir aqui o que l?? atr??s j?? denunciei. Uma constata????o resume tudo: estatais chinesas, dirigidas pelo governo e pelo Partido Comunista Chin??s (PCC), est??o avan??ando com garganta de jacar?? sobre a economia brasileira. E o maior parceiro comercial do Brasil ?? a China comunista. Como resultado, querendo ou n??o, aqui tamb??m ?? constata????o, vamos sendo arrastados da condi????o de pa??s formalmente independente e soberano para a de, na pr??tica, protetorado chin??s, no caso sujeitos a um poder desp??tico, ateu, coletivista e totalit??rio. N??o adiante chiar, fechando olhos para fato ??bvio. Daqui a quanto tempo? N??o sei; ?? claro o rumo, por??m.

Continuo voz isolada, mas aqui e ali come??am a pipocar constata????es parecidas. ?? um bico de g??s de esperan??a. Um sintoma, vejam extratos do editorial do Estad??o, 5 de setembro: ???Futebol de um lado, dinheiro e tecnologia do outro, isso resume a maior parte dos atos assinados por brasileiros e chineses. Muitos bilh??es de d??lares em cr??ditos e investimentos. Os chineses passar??o a controlar ativos importantes na ??rea da infraestrutura. Os atos assinados remetem a uma deprimente hist??ria de erros do lado brasileiro. O governo brasileiro converteu o Pa??s em fornecedor de mat??ria-prima para o mercado chin??s, numa rela????o semicolonial???. Rela????o semicolonial. De um lado, a semicol??nia; do outro, a semimetr??pole.

A primeira luzinha de esperan??a ?? ter nitidez sobre a gravidade do quadro. Come??o a perceber. Cegos n??o v??o?? a lugar algum Outro ponto, vem apagando entre n??s difuso otimismo superficial, amigo do devaneio, enraizado em ufanismo nacionalisteiro.

Serei sint??tico, s?? tratarei de um ponto, o espa??o acabou. Por causa de sofrimentos e dificuldades, afirmou Nelson Rodrigues ???aprendi a ser o m??ximo poss??vel de mim mesmo???. Grande programa, vale para pessoas, escolas, empresas, na????es. O Brasil sair?? da humilha????o, se aprender a ser o m??ximo poss??vel de si mesmo, entendendo logo, o mais importante ?? favorecer condi????es para buscar a plenitude em todos os ??mbitos. Trabalhando para que, em clima de harmonia social, temperan??a e diferen??as proporcionadas, haja est??mulo ??s potencialidades de cada um. Quanto mais melhor. ?? programa para pais, religiosos, l??deres pol??ticos e empresariais. Seriedade na fam??lia, esfor??o na escola, liberdade, garantias ?? propriedade e livre iniciativa na economia. Ajudado por Deus, o Brasil aprender?? assim a ser o m??ximo p??ss??vel de si mesmo.

 

Comentários (5)

No (des)governo Sarney iniciou-se o processo de destrui????o da base econ??mica nacionalista montada pelos governos militares que levou o Brasil da 40?? para a 8?? economia mundial. Collor deu seguimento, acompanhado pelo FHC cujo procedimento originou o termo “Privataria Tucana), com expl??cita vontade de destruir nossas mais destacadas estatais. J?? Lula e Dilma deram continuidade pela corrup????o. Temer d?? continua o processo pela venda de nossas estatais a estatais estrangeiras. At?? quando ?

Excelente mat??ria. Parab??ns

Prezado S??rgio Bidueira, meus cumprimentos pelo oportuno artigo. Realmente ?? preocupante o relacionamento deste governo com o governo chin??s e a evidente constata????o de que nos transformaremos num protetorado daquela pa??s comunista. Mal nos livramos dos bolivarianos e agora isso. Livra-nos da China ser?? muito mais dif??cil.

?? interessante notar que a m??dia tupiniquim ?? toda a favor da privatiza????o, mas ningu??m reclama quando o adquirente ?? uma outra estatal. Ser?? que s?? as nossas estatais s??o ineficientes?
A fun????o de uma estatal ?? promover o desenvolvimento em seu pa??s. Da?? podemos depreender que todas as compras dessas empresas privatizadas ser??o feitas na China.

Excelente texto e informa??ao! que malditos esse governo! continua fazendo um desmonte no Brasil!
Provavel guerra civil! e ou guerra louca de brasileiros contra brasileiros e com outros paises!