Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

1770-1970: uma vis??o de conjunto

Publicado em: 15-07-2011 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

Particularmente ilustrativos da fase hist??rica da Revolu????o Francesa aos nossos dias s??o dois artigos publicados pelo Professor Pl??nio Corr??a de Oliveira, na ???Folha de S??o Paulo???, em fevereiro de 1970. A clarivid??ncia do autor destes artigos demonstra com quanta anteced??ncia estava presente em seu esp??rito a previs??o da sequ??ncia dos acontecimentos noticiados em nossos dias. Apresento-lhes hoje o primeiro deles. Na pr??xima semana, continuaremos o tema com o segundo artigo.

???Folha de S. Paulo???, 22 de fevereiro de 1970

1770-1970: uma vis??o de conjunto

Parece-me muito proveitoso e at?? indispens??vel ??? para a compreens??o dos mais recentes lances pol??ticos do comunismo internacional ??? lan??ar um olhar retrospectivo para a hist??ria dos ??ltimos 200 anos. O alcance deste estudo paga largamente a pena.

Com efeito, o comunismo parece, hoje em dia, onipotente e, ao mesmo tempo, podre. Onipotente, pois: a) cobre uma t??o grande faixa de terras e de povos, que constitui um dos maiores ???imp??rios ideol??gicos??? da hist??ria; b) jamais teve diante de si advers??rios t??o ing??nuos, t??o t??midos, t??o entreguistas. Mas, a par disto, parece podre porque: a) jamais seus supremos dirigentes pareceram t??o indiferentes ao que constitui a pr??pria ess??ncia ideol??gica do comunismo; b) jamais a oposi????o nas fileiras dos v??rios PCs se apresentou t??o afoita, t??o douta e t??o popular; c) e jamais o movimento autonomista nos pa??ses sat??lites pareceu t??o inconten??vel.

Se a grande meta de nossos dias ?? derrotar o comunismo, a escolha do melhor modo para alcan??ar este fim ?? de interesse supremo. Ora, tal escolha deve ser feita levando em conta o que se passa nas fileiras do advers??rio. De onde emerge, por sua vez, como sumamente importante, a seguinte pergunta: esse duplo fen??meno de vit??ria e putrefa????o ?? aut??ntico? Ou disfar??a uma nova manobra deste?

Se um retrospecto hist??rico de 1770 a nossos dias elucida a quest??o, ?? ineg??vel sua utilidade.

* * *

Em seus aspectos essenciais, a hist??ria desse per??odo se identifica com a da prepara????o, surto, expans??o e apogeu da imensa convuls??o de id??ias, estilos de vida, sistemas art??sticos, institui????es pol??ticas, sociais e econ??micas que se convencionou chamar Revolu????o Francesa. Com efeito, em 1770 (fixamos este ano um tanto arbitrariamente, para n??o recuarmos o retrospecto al??m dos 200 anos), a Revolu????o estava no ??ltimo per??odo de sua profunda e lenta gesta????o. Em 1789, veio ?? luz, e a??derrocada do ???Ancien R??gime??? come??ou. Em poucos anos, a Igreja foi sucessivamente reduzida a uma institui????o apenas tolerada e, por fim, posta fora da lei. O trono dos Bourbons foi atirado ao ch??o. A aristocracia foi abolida. O furor revolucion??rio voltou em seguida sua sanha contra os ricos, e em sua fase de maior paroxismo a Revolu????o apresentou matizes incontestavelmente comunistas. Foi o Terror. Resume-se nisso que se poderia chamar a fase explosiva, radical e tr??gica da Revolu????o. S??o cinco anos.

Depois sucede-lhe a imensa fase processiva, lenta, sorrateira e acomodat??cia da Revolu????o. Vai ela de 1794 at?? nossos dias, (desde que se admita que, sob certo ponto de vista, a Revolu????o continua em curso, moldando cada vez mais o mundo a seu esp??rito an??rquico e igualit??rio). Esta fase se subdivide em dois per??odos: a) o do recuo estrat??gico; b) o do contra-ataque.

Tendo dado largas a toda a sua sanha destruidora e elevada ao auge a rea????o dos advers??rios, a Revolu????o foi retrocedendo por etapas.

No in??cio da fase do recuo estrat??gico (come??o do diret??rio at?? a queda de Carlos X, em 1830) deu-se a estagna????o da ofensiva comunista e a consolida????o da domina????o da burguesia.

Com Napole??o, o retrocesso se tornou ainda mais marcante. A rep??blica foi substitu??da por uma monarquia esp??ria. A sociedade burguesa se metamorfoseou em uma aristocracia posti??a de novos ricos, de generais vitoriosos e de administradores de alto escal??o. A Igreja, embora sem recuperar sua antiga situa????o, foi tirada dos ferros e entrou em regime de concordata com o Estado. Napole??o procurou at?? coonestar sua situa????o aos olhos dos seus advers??rios, nost??lgicos do ???Ancien R??gime???, casando-se com uma arquiduquesa da ??ustria. Ele se tornou assim ??? por afinidade ??? sobrinho neto de Maria Antonieta e de Lu??s XVI. Incorporou ele, em sua corte, quantos cortes??es dos Bourbons conseguiu aliciar. E tentou at?? comprar os direitos ao trono, do conde de Provence, irm??o e sucessor imediato de Lu??s XVI.

Toda essa aparente volta ao passado era, entretanto, muito mais de superf??cie do que de profundidade. Ao longo do Diret??rio, como do Consulado e do Imp??rio, o fato profundo e capital ?? que a sociedade nova, laica, igualit??ria e pleb??ia, foi tomando consist??ncia e estabilidade. Os recuos para o ???Ancien R??gime??? tinham um fim??estrat??gico: eles consolavam e adormeciam os advers??rios da Revolu????o, por??m nada lhes restitu??am de s??lido e de dur??vel. O que a Revolu????o concedia na apar??ncia, era compensado por lucros em profundidade.

Como se operava essa neutraliza????o dos advers??rios da Revolu????o?

Os cl??rigos e os nobres e em geral os nost??lgicos do passado cientes de que o terrorismo deixara germes ativos de inquieta????o, apavorados ante a perspectiva de uma revivesc??ncia revolucion??ria, de bom grado aceitavam o pouco que a nova ordem de coisas lhes restitu??a. E, detestando-a, de medo que viesse coisa pior, ???cediam para n??o perder???. ???Cediam??? esperan??as muito amadas para ???n??o perder??? o pouco que haviam recobrado.

As coisas continuaram no mesmo rumo quando, destitu??do Napole??o pelos aliados, subiu ao trono Lu??s XVIII, o antigo conde de Provence. O clero e os emigrados ganharam mais algumas honrarias. E foi s??. Em seus tra??os profundos, a ordem de coisas implantada por Napole??o perdurou, j?? agora com o apoio da maioria de seus advers??rios da v??spera, uma vez que a aceitara o rei.

Sob os Bourbons (1815-1830) as sociedades secretas desenvolveram uma propaganda revolucion??ria ativa. Em sua maioria , os advers??rios da Revolu????o, sempre firmes no ???ceder para n??o perder???, e gozando pachorrentamente sua t??o incompleta vit??ria, s?? pensavam em aproveitar a vida. A Revolu????o preparava assim, ativa e afoitamente, um ???estouro???.

Este estouro que encerra a fase dos recuos estrat??gicos e inaugura a fase do avan??o processivo e lento da Revolu????o n??o consistiu na implanta????o direta da rep??blica, por??m na ???republicaniza????o??? da monarquia. A Revolu????o dep??s os Bourbons do ramo primog??nito e conduziu ao trono o pr??ncipe usurpador que tomou o nome de Lu??s Filipe. Com ele a burguesia subiu ao poder, e a nobreza saiu da primeira plana da vida pol??tica.

Aliviados ao ver que as coisas n??o chegavam at?? o pior, isto ??, at?? a rep??blica e o Terror, a maioria dos partid??rios do ramo deposto continuou ??? j?? agora no ostracismo pol??tico e na penumbra ??? a vegetar tranq??ila. Mais uma vez, parecia-lhe prudente aceitar o pouco que se lhes deixava, a reagir, exasperar o advers??rio e??? acabar perdendo tudo.

Entrementes a efervesc??ncia revolucion??ria continuava, sempre mais exigente. Assim, em l848, a Revolu????o derrubou Lu??s Felipe, e durante um curto intervalo republicano (1848-1851) elegeu para presid??ncia da rep??blica um pr??ncipe plebeu e ainda mais marcadamente usurpador, isto ??, Lu??s Napole??o Bonaparte. Este n??o tardou a se proclamar imperador, e sob o nome de Napole??o III governou at?? 1870. Sua monarquia foi ainda mais ???republicana???, burguesa e laica do que a de Lu??s Filipe. Com a queda de Napole??o III resultante da vit??ria da Pr??ssia, houve dois surtos extremistas, isto ??, uma vit??ria eleitoral do Conde de Chambord, herdeiro da monarquia leg??tima, e uma explos??o comunista. Mas nem o Conde de Chambord, nem os comunistas conquistaram o poder. Quem ficou com ele foi a burguesia.

Nestes 100 anos ininterruptos de rep??blica, o que sucedeu na Fran??a?

O processo rumo ?? anarquia e ?? igualdade continuou seu curso, mas j?? agora em outro n??vel. Dos advers??rios visados na fase explosiva e violenta que culminou no Terror, dois estavam por terra: a dinastia e a nobreza. Um continuava de p??, a burguesia. Cumpria derrub??-la.

Sob este ponto de vista, a Hist??ria da Fran??a, nos 100 anos ??ltimos, se resume numa decad??ncia lenta e cont??nua do poder burgu??s, numa eros??o incessante da propriedade privada e numa penetra????o gradual do esp??rito socialista at?? nas fileiras do Clero e da burguesia. Seria por demais longo descrever aqui as vicissitudes desse processo, ali??s mais recente e mais conhecido. Basta dizer que, ao longo dele, a conduta da burguesia foi c??pia exata da que tivera anteriormente a nobreza: um perp??tuo ???ceder para n??o perder???, uma frui????o da letargia opulenta do momento presente, sem maiores preocupa????es com o futuro, que entretanto caminhava para ela amea??ador.

Em suma, ao cabo de 100 anos de agita????es republicanas e contra-agita????es monarquico-aristocr??ticas e de mais de 100 anos de rep??blica burguesa, tudo caminha na Fran??a para a plena realiza????o do programa dos terroristas, dos ???montagnards???, dos ???cordeliers???, e do comunista Babeuf. Paulatinamente, e sem efus??o de sangue, o terrorismo ?? o grande vencedor. Basta que as coisas continuem a correr tranq??ilamente como correm que, mais tempo, menos tempo, a Fran??a ser?? comunista??? O comunismo, implicitamente, tem a vit??ria nas m??os. Pois ele est?? no socialismo como o pinto no ovo. E o socialismo j?? venceu.

* * *

?? poss??vel deduzir desta massa de fatos um ensinamento para o presente? ?? o que em outro artigo veremos.

 

Os comentários estão fechados.