Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Batalha de Iwo Jima e o hero??smo cat??lico, detalhes desconhecidos sobre a famosa foto

Publicado em: 26-09-2011 | Por: bidueira | Em: Sem categoria

0

Escrevi este artigo depois de pesquisar em fontes norte-americanas, pois n??o encontrei dados – mesmo irrelevantes – em nenhum site ou blog de l??ngua portuguesa. Talvez at?? ??? pode ser uma pura pretens??o minha – seja a primeira vez que ela ?? contada, ao menos na internet, em nosso idioma. Submeto-a para aprecia????o de nossos leitores.

***

A foto famosa ao lado, intitulada Raising the flag on Iwo Jima, registrou o momento em que os marines conquistaram, no dia 23 de fevereiro de 1945, o cume do vulc??o Suribachi (foto acima), ponto mais alto da ilha de Iwo Jima. Esta foto foi tirada por Joe Rosenthal na segunda vez em que a bandeira norte-americana foi levantada.

Mas o que n??o ?? muito conhecido ?? lado da bravura profundamente cat??lica que envolveu o primeiro hasteamento da bandeira.

O livro do padre jesu??ta Donald Crosby, Battlefield Chaplains: Catholic Priests in World War II, narra os feitos dos padres cat??licos que participaram da segunda Guerra Mundial. Entre eles, Pe. Crosby conta a hist??ria do sacerdote jesu??ta Charles F. Suver, com ent??o 38 anos de idade, pertencente ao 5?? Divis??o de Fuzileiros Navais. Ele era um dos 19 capel??es que ministravam os sacramentos para as tr??s divis??es marines que participaram da mais sangrenta batalha no Pac??fico.

Localiza????o da ilha vulc??nica de Iwo Jima.

Pe. Suver nasceu em Ellensburg, Washington, no ano de 1907. Formou-se na faculdade de Seattle, em 1924, e foi ordenado padre em 1937. Pouco depois do ataque japon??s em Pearl Harbor, ele entrou para a marinha como capel??o e foi designado para acompanhar os soldados na batalha de Iwo Jima.

Um dia antes do desembarque na ilha, a tens??o aumentava entre os soldados que sentiam a morte se aproximar na medida em que o navio ficava mais perto de seu destino. Eles sabiam que teriam que enfrentar, em breve, mais de 23.000 japoneses liderados por um dos mais capazes generais do Jap??o. A coragem dos marines seria testada ao m??ximo.

Alguns fuzileiros foram, ent??o, ap??s o jantar, at?? a cabine do Pe. Charles Suver para conversar sobre a invas??o que ocorreria ao amanhecer. Em certo momento, um jovem oficial disse que se ele tivesse uma bandeira americana, a levaria at?? o alto do monte e talvez algu??m a hasteasse l?? em cima.

O tenente Haynes, desafiando o oficial, imediatamente respondeu: “Certo, voc?? leva a bandeira que eu a coloco l?? em cima“. Com uma santa ousadia, Pe. Suver acrescentou: “Voc??s colocam ela l?? em cima e eu celebro uma missa embaixo dela!

??s 5:30 da manh?? do dia seguinte, 19 de fevereiro, ainda a bordo do navio (LST 684), o Pe. Suver celebrou uma missa para os fuzileiros navais. Logo ap??s, alguns marines fizeram v??rias perguntas a ele, especialmente sobre coragem. Ent??o, o sacerdote jesu??ta respondeu: “Um homem corajoso cumpre o seu dever, apesar do medo atroz. Muitos homens t??m medo, por muitas raz??es diferentes, mas poucos s??o corajosos”.

Padre Suver desembarcou naquele dia ??s 9:40 da manh??, na mais perigosa de todas as praias, a Green Beach. Sob o fogo de metralhadoras que come??aram de repente a disparar, ele foi for??ando a se atirar no ch??o. Mais tarde soube que tinha estado atr??s das linhas japonesas e no territ??rio controlado por cinco metralhadoras.

Ele se arrastou imediatamente para o pr??ximo trincheira. Apesar destas situa????es enervantes, padre Suver n??o abandonou a ideia de rezar uma missa no Monte Suribachi assim que a bandeira americana fosse hasteada l??. Sua vida esteve em risco diversas vezes durante a batalha, mas ele conseguiu sempre manter o dom??nio de si mesmo e continuou a exercer sua fun????o.

Cinco dias de combates sangrentos se passaram. Pe. Suver estava trabalhando em um posto de socorro com seu ajudante Jim Fisk (durante a batalha foram designados assistentes para transportar os equipamentos dos capel??es) quando percebeu que os marines cautelosamente escalavam o Monte Suribachi. Embora a situa????o fosse extremamente perigosa, ele decidiu que este era o momento. Convocou seu ajudante, pegou sua mala com o material necess??rio para celebrar a Missa e correu em dire????o do vulc??o.

Enquanto subiam, viu a bandeira tremulando no cume do monte. Uma onda de entusiasmo tomou conta de todos os marines, alguns at?? choraram de alegria quando viram a bandeira americana balan??ando ao sabor do vento. “Todos n??s experimentamos uma emo????o que nenhum de n??s nunca vai ser capaz de descrever”, disse o padre Suver.

Infelizmente, o tenente Haynes, que tinha se prontificado a hastear a bandeira no alto do monte, foi baleado nas costas momentos antes e ficou paralisado at?? o fim de sua vida

Foto: Primeira missa em Iwo Jima, celebrada pelo padre jesu??ta Charles Suver no
cume do monte Suribachi. Autor: Louis Burmeister.

Pe. Suver chegou ao topo e, com a aprova????o do comandante, preparou-se para celebrar o Santo Sacrif??cio da Missa. Dois tambores de g??s vazio com uma placa colocada em cima eram tudo o que podiam encontrar para servir de altar. Mais ou menos vinte soldados vieram assistir ?? Missa com suas armas em riste, pois a resist??ncia japonesa ainda estava muito acirrada.

Para proteger o sacerdote e os utens??lios sagrados, dois marines segurava um manto contra o vento feroz. Os fuzileiros navais protegiam o sacerdote n??o s?? do vento, mas tamb??m de um poss??vel ataque que poderia ser eminente.

As cavernas pr??ximas ainda abrigavam soldados japoneses e estavam t??o perto que o padre Suver podia ouvir os japoneses falando sobre aquela desconhecida cerim??nia religiosa. Providencialmente, os japoneses n??o atacaram e Pe. Suver conseguiu realizar a hist??rica primeira missa da ilha de Iwo Jima.??

Joe Rosenthal, judeu convertido ao
catolicismo.

Jim Fisk, o ajudante do Pe. Suver, publicou posteriormente um artigo afirmando que a missa foi celebrada durante o hasteamento da primeira bandeira, cerca das 10:30 da manh??. O segundo levantamento da bandeira – fotografada por Joe Rosenthal, vide foto no in??cio deste artigo – ocorreu entre 12:00 e 12:30.

Sobre o momento em que a missa foi celebrada, h?? uma vers??o do padre jesu??ta Jerry Chapdelaine, que foi amigo do Pe. Suver e que conviveu com ele na escola jesu??ta Bellarmine, em Tacoma, Washington. Segundo ele, o padre Suver lhe disse pessoalmente que a missa foi rezada antes do hasteamento da bandeira e n??o depois. Pe. Chapdelaine conta que o padre Suver disse aos seus homens: “Eu vou rezar missa para voc??s e, em seguida, voc??s levantam a bandeira”.

“Ele era um cara dur??o”, comenta o Pe Chapdelaine sobre o Pe. Suver, “era fisicamente forte e tinha muita coragem. Mas ele era um homem muito gentil, tamb??m”. Pe. Suver morreu de c??ncer em 1993 aos 86 anos. Era domingo de P??scoa. “Ele queria morrer na Sexta-Feira Santa – segundo ele pr??prio me disse”, contou o padre Chapdelaine, que celebrou seu funeral na Igreja St. Joseph, em Seattle.

Sobre o papel dos capel??es jesu??tas, o fot??grafo Joe Rosenthal – a quem, antes de desembarcar, o tenente Haynes se gabou de que ia levantar uma bandeira no cume do Suribachi e que o padre Suver prometeu celebrar uma missa debaixo dela – comenta que?? que tinha boas recorda????es dos sacerdotes corajosos que serviram como capel??o durante a Segunda Guerra Mundial. “A maioria dos capel??es foram bons (…). Os jesu??tas foram admirados por todos os Marines. (…) Se eles encontravam um fuzileiro naval morrendo, eles iam at?? l?? [correndo o risco de serem atingidos], como uma coisa natural. Eles eram t??o heroicos quanto os marines”.

Pe. Suver e os seus homens tinham cumprido a sua promessa, apesar do grande perigo que encontraram. Muita batalha ainda havia pela frente em Iwo Jima, mas o levantamento da bandeira e a missa encorajaram os marines para manter a luta em uma combina????o sublime de bravura patri??tica e fervor religioso.

____________________

Fontes consultadas:

Something Else Sublime Happened on Mount Suribachi, Blog The America Needs Fatima, http://americaneedsfatima.blogspot.com/2008/11/something-else-sublime-happened-on.html, acessado em 22/9/2011.

Fr. Charles F. Suver, S.J. “The Jesuit of Iwo Jima”, Blog Good Jesuit, Bad Jesuit, http://goodjesuitbadjesuit.blogspot.com/2011/01/fr-charles-f-suver-sj-jesuit-of-iwo.html, acessado em 22/9/2011.

The Forgotten Mass on Iwo Jima, site The Remnant Newspaper, http://www.remnantnewspaper.com/Archives/archive-2006-0831-iwo-jima.htm, acessado em 22/9/2011.

The Mass on Mount Suribachi, site The American Catholic, http://the-american-catholic.com/2009/03/30/the-mass-on-mount-suribachi/, acessado em 22/9/2011.

 

Mat??ria retirada do Blog??Sou Conservador

Os comentários estão fechados.