Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Os amargos frutos da ???ostpolitik??? vaticana

Publicado em: 15-03-2012 | Por: bidueira | Em: Sem categoria

0

Desde a Ilha-c??rcere de Cuba, 750 opositores advertem: a viagem papal pode ser usada pelo Castro-comunismo
??
??ndice
??
1. Persegui????o religiosa na Cuba de hoje
2. N??ncio em Havana nega audi??ncia com opositores
3. ???Ostpolitik??? vaticana: um ???pacto com o diabo????
4. De uma ???Igreja de m??rtires??? a uma de ???traidores????
5. M??rtires vivos da f?? e ???ostpolitik??? vaticana
6. N??o se pode transigir com o comunismo
7. Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperan??a ou auto-demoli????o?
8. Reconcilia????o entre o bem e o mal?
9. Autoridades eclesi??sticas: ???sil??ncio c??mplice???
10. S??plica ?? Virgem da Caridade do Cobre
??
A entidade ???Cubanos Desterrados??? (CubDest), de Miami, adere ?? l??cida carta que 750 opositores e dissidentes cubanos acabam de enviar ?? S.S. Bento XVI, a respeito de sua visita ?? ilha-c??rcere de Cuba de 26 a 28 de mar??o pr??ximo.
??
1. Persegui????o religiosa na Cuba de hoje
??
No hist??rico documento, esses pac??ficos e valentes opositores da tirania comunista manifestam que sem sombra de d??vidas estariam ???muito contentes de receb??-lo em nossa P??tria, se a mensagem de f??, amor e esperan??a que possa nos trazer, servisse tamb??m para deter a repress??o pela qual est??o passando os que querem estar presentes na Igreja??? [1].
??
O grupo de opositores justifica sua preocupa????o pelo fato de que, mesmo depois de se haver anunciado a visita papal, continua a persegui????o policial e psicol??gica contra os fi??is cat??licos, e eles narram em sua carta v??rios fatos recentes. Compreende-se inteiramente essa preocupa????o se considera-se que o regime comunista n??o cessou a repress??o, sequer com uma maquiagem cosm??tica, ante o an??ncio da visita papal. E justifica-se o receio que os assinantes da carta manifestam a Bento XVI na continua????o:
??
???Sua presen??a na Ilha seria como enviar uma mensagem aos repressores de que podem continuar fazendo o que queiram que a Igreja vai permitir, j?? que apesar de se saber de sua visita desde alguns meses, isto n??o serviu de ??bice para que se incrementem – desde o poder – as deten????es e a puni????o com viol??ncia ??s atua????es religiosas, pol??ticas e sociais. Que a Divina Trindade ilumine sua mente para que lhe permita tomar uma correta determina????o! Am??m!??? [2].
??
2. N??ncio em Havana nega audi??ncia a opositores
??
Nesse sentido, causou profunda tristeza entre os fi??is cat??licos da ilha e do desterro a revela????o efetuada pela ex-presa pol??tica Martha Beatriz Roque, respeitada e respeit??vel figura da oposi????o na ilha-c??rcere, uma das inspiradoras da carta a Bento XVI, de que durante um m??s solicitaram uma audi??ncia com o N??ncio Apost??lico da Santa S?? em Cuba, monsenhor Bruno Musaro, para lhe entregar a carta, por??m n??o obtiveram nenhuma resposta.
??
No momento em que as portas das pris??es se abrem para receber novas levas de presos pol??ticos, as portas da Nunciatura Apost??lica se fecham hermeticamente a esses membros do rebanho crist??o que n??o queriam outra coisa, sen??o fazer chegar uma s??plica ao Pastor dos Pastores. O epis??dio da portada na cara poder?? passar ?? Hist??ria dos atribulados fi??is cubanos como um dos mais amargos dessa intermin??vel via crucis de mais de meio s??culo.
??
Os assinantes da carta n??o tiveram ent??o outro recurso ?? disposi????o, sen??o enviar a mensagem por e-mail a seu alto destinat??rio e, posteriormente, a diversos meios de comunica????o.
??
Constata o jornalista Juan O. Tamayo, de El Nuevo Herald, de Miami, que essa respeitosa mas firme carta constituiu ???a mais recente express??o por parte desses dissidentes cubanos, aos quais preocupa que a visita do Papa s?? sirva para legitimar o governo de Ra??l Castro e pouco ou nada far?? para melhorar a situa????o dos direitos humanos???. E o epis??dio da Nunciatura Apost??lica que acaba de ser narrado n??o faz sen??o aumentar a dramaticidade dessas preocupa????es.
??
3. ???Ostpolitik??? vaticana: um pacto com o diabo?
??
Por sua parte, o jornalista Victor Gaetan, correspondente internacional de National Catholic Register, escreve que em sua visita a Cuba Bento XVI poder?? dar continuidade ?? estrat??gia da diplomacia vaticana de ???evitar diligentemente qualquer confronta????o pol??tica com o regime de Castro, ao tempo em que colabora com Havana para combater o embargo norte-americano e ap??ia as reformas econ??micas anunciadas pelo governo???.
??
Segundo o referido jornalista, o esquema que se est?? aplicando em Cuba ?? o da chamada ???ostpolitik??? impulsionada pelo Vaticano nos tempos da Guerra Fria, com rela????o aos regimes comunistas do Leste Europeu.
??
N??o obstante, tal como constata Gaetan, assim como na Europa a ???ostpolitik??? n??o deixou de trazer problemas de credibilidade ?? Igreja, tamb??m pode estar trazendo-lhes agora a traz??-los em uma Cuba p??s-castrista. Nesse sentido, adverte o jornalista cat??lico:
??
???O risco que a Igreja corre no contexto de um futuro p??s-Castro, ?? o de ser severamente censurada por ter feito um pacto com o diabo??? [3].
??
4. De uma ???Igreja de m??rtires??? a uma de ???traidores????
??
Esse risco foi claramente percebido pelo ent??o arcebispo de Santiago de Cuba, monsenhor Pedro Meurice, que durante o colaboracionista Encontro Nacional Eclesial Cubano, realizado em 1986, constatou cruamente o conceito que tantos fi??is cat??licos da ilha haviam passado a ter de seus Pastores: ???Consideravam-nos uma Igreja de m??rtires e agora alguns dizem que somos uma Igreja de traidores??? (cf. La Voz Catolica, Arquidioceses de Miami, 14 de mar??o de 1986, p. 15).
??
5. M??rtires vivos da f?? e ???ostpolitik??? vaticana
??
Sobre a ???ostpolitik??? vaticana, m??rtires vivos da f??, como os cardeais Mindszenty, Stepinac e Slipyj, mostraram na ocasi??o, de maneira respeitosa, por??m firme, suas obje????es a essa estrat??gia de aproxima????o diplom??tica e di??logo com os regimes comunistas.
??
H?? alguns anos, o lan??amento em Roma das mem??rias do falecido cardeal Casaroli (???Il martirio della pazienza???, Einaudi Editore), que foi secret??rio de Estado da Santa S?? e impulsor da chamada ???ostpolitik??? vaticana, fez reviver pol??micas em torno deste delicado tema. Uma das vozes mais cr??ticas foi a do cardeal esloveno J??n Korec, nomeado cardeal em 1991 e um dos mais importantes testemunhos vivos da ???ostpolitik??? na Checoslov??quia. Em entrevista ao jornal ???Il Giornale???, o purpurado a qualificou como uma ???cat??strofe??? para a Igreja desse pa??s, pois ???liquidou??? com a atividade dos cat??licos que resistiam ao comunismo em troca de ???promessas vagas e incertas dos comunistas???. Do lado comunista tudo n??o passou de uma ???farsa???, a qual ???continua hoje na China, Cor??ia do Norte, Cuba, Vietn?????, acrescenta o cardeal Korec.
??
Sobre a alegada efic??cia de tal pol??tica para conseguir a liberdade das na????es comunistas, o Cardeal Korec perguntou: ???Por que ent??o a China continua sendo a mesma China, o Vietn?? continua o mesmo Vietn?? e Cuba, sobretudo, continua sendo a mesma Cuba???? (???I martiri dell???Est – L???Ostpolitik di Casaroli danneggi?? i cattolici – Intervista con il cardinale slovacco Korec???, Il Giornale, It??lia, 18 de julho de 2000). Doze anos depois, as palavras do Cardeal Korec continuam com uma crucial atualidade.
??
6. N??o se pode transigir com o comunismo
??
Tamb??m a respeito da ???ostpolitik??? vaticana para Cuba e das rela????es do Episcopado cubano com o regime comunista, a entidade ???Cubanos Desterrados??? editou ou contribuiu difundindo in??meros documentos, inclusive livros. Entre esses documentos, permitimo-nos citar: ???Respetuosa y filial s??plica de los refugiados de Miami al Padre Com??n de la Cristiandad???, 1987, por ocasi??o da visita de S.S. Jo??o Paulo II a Miami; ?????Hasta cu??ndo las Am??ricas tolerar??n al dictador Castro? Dos d??cadas de progresivo acercamiento comuno-cat??lico en la isla-presidio del Caribe???, Miami-Nova York, 1990; ???Cuba comunista, 1997: verg??enza de nuestro tiempo y de nuestro continente – Dram??ticos aspectos de la isla-c??rcel en v??speras de la visita papal???, Miami, 1997; ???Cuba comunista despu??s de la visita papal – Temas candentes de la actualidad religiosa y pol??tica de la isla-c??rcel???, da Comisi??n de Estudios Por la Libertad de Cuba, Miami, 1998; um livro no qual se analisam respeitosamente as alocu????es papais na perspectiva da ???ostpolitik??? vaticana.
??
7. Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperan??a ou auto-demoli????o?
??
Nos pronunciamentos da entidade ???Cubanos Desterrados??? sobre a dolorosa colabora????o eclesi??stica com o comunismo cubano, a entidade teve como obras de refer??ncia numerosos escritos do intelectual brasileiro, Professor Pl??nio Corr??a de Oliveira, que dedicou sua vida ?? den??ncia da infiltra????o esquerdista nos meios de comunica????o cat??licos. O pensamento do referido autor teve uma influ??ncia decisiva nos exilados cubanos, entre outros motivos, pelo fato de que o ???Diario las Am??ricas???, de Miami, publicou durante d??cadas incont??veis artigos de sua autoria. Em especial, cabe ressaltar o estudo ???Acordo com o regime comunista: para a Igreja, esperan??a ou auto-demoli????o???? (1963). Na referida obra, o Professor Corr??a de Oliveira desenvolve a tese de que ???a Igreja n??o pode aceitar uma liberdade que implique em calar sobre os erros do regime comunista, criando no povo a impress??o de que Ela n??o os condena???. Ao longo da Hist??ria, explica o mencionado autor, n??o existe um exemplo de press??o mais completa em seu conte??do doutrinal, mais sutil e polim??rfica em seus m??todos, mais brutal em suas horas de a????o violenta, que a exercida pelos regimes comunistas??aos??que est??o sob seu jugo. Por isso, diante de um Estado totalmente anti-crist??o, n??o existe outro meio de evitar esta influ??ncia sen??o instruindo os fi??is sobre tudo o que esse regime tem de mau e perverso, destacando a necessidade da propriedade privada, respaldada por dois Mandamentos da Lei de Deus: o 7?? e o 10??.
??
Por ocasi??o da publica????o deste estudo, Pl??nio Corr??a de Oliveira recebeu carta laudat??ria da Congrega????o de Semin??rios e Universidades, na qual se referia ?? sua pessoa como ???merecidamente c??lebre por sua ci??ncia filos??fica, hist??rica e sociol??gica???, e ao conte??do do estudo como um ???eco fidel??ssimo??? dos ensinamentos papais.
??
8. Reconcilia????o entre o bem e o mal?
??
A Sr?? Sylvia G. Iriondo, uma das figuras mais destacadas do desterro cubano nos Estados Unidos, acaba de publicar no Diario las Am??ricas, de Miami, uma contundente an??lise sobre a peregrina????o de cat??licos exilados a Cuba, organizada pela Arquidiocese de Miami, por ocasi??o da viagem de Bento XVI a Cuba.
??
A Sr?? Iriondo revela que a lista de candidatos foi entregue ao regime de Havana para ser analisada pelos censores cubanos, e suprimiu-se ou vetaram os nomes de potenciais peregrinos que tivessem manifestado a menor cr??tica ao comunismo cubano. O qual ?? um ind??cio de como o governo comunista continua atuando com brutalidade, inclusive nos bastidores, para tentar manter um controle ostensivo ou camuflado dos mais m??nimos detalhes durante a visita papal.
??
Comenta tamb??m a Sr?? Iriondo: ???O nome dado, ???peregrina????o de reconcilia????o???, constitui por si s?? uma distor????o da triste realidade cubana, cujo problema n??o reside na ???reconcilia????o??? entre cubanos do ex??lio e da ilha – que somos um s?? povo -, sen??o que emana da imperiosa necessidade do estabelecimento de um Estado de Direito, com justi??a e liberdade, que temos o dever de defender e o compromisso de conseguir???.
??
9. Autoridades eclesi??sticas: ???sil??ncio c??mplice???
??
A Sr?? Iriondo conclui dizendo que ???em troca de algumas concess??es que ratificam precisamente a natureza totalit??ria do regime, antepuseram interesses acima de princ??pios sagrados. Resulta incompat??vel com os valores crist??os da religi??o pela qual morreram tantos m??rtires cubanos executados??no pared??o de fuzilamento exclamando ???Viva Cristo Rei???, a forma na qual autoridades eclesi??sticas se pronunciaram ou deixaram?? de??se??pronunciar na ilha, preferindo o sil??ncio c??mplice ?? proclama????o da verdade??? [4].
??
10. S??plica ?? Virgem da Caridade do Cobre
Desde o ex??lio, a entidade ???Cubanos Desterrados???, ao tempo em que afirma sua incondicional obedi??ncia ?? Igreja e ao Papado nos termos estipulados pelo C??digo de Direito Can??nico, defende como inteiramente l??cito o direito e o dever dos fi??is cat??licos cubanos, da ilha e do desterro, de se opor respeitosamente ??s orienta????es da diplomacia vaticana e do episcopado cubano, que j?? levam d??cadas de aplica????o em Cuba, na medida em que discordem da linha tradicionalmente adotada pela Igreja com respeito ao comunismo, e na medida em que seus amargos frutos revelaram ser, parafraseando o cardeal Korec, citado acima, uma ???cat??strofe??? para a vida da Igreja cubana e da sociedade cubana em geral.
??
Por fim, ???Cubanos Desterrados??? eleva aos C??us uma s??plica ?? Virgem da Caridade do Cobre, Padroeira de Cuba, para que n??o permita que o regime comunista manipule a visita papal, para que fortale??a na f?? os cubanos que sofrem na ilha, e para que chegue logo o dia da liberta????o de nossa querida P??tria.
??
Miami, 05 de mar??o de 2012.
Sergio F. de Paz, Diretor
??
Notas:
??
[1] Juan O. Tamayo, Disidentes advierten al Papa sobre visita a Cuba,??http://www.elnuevoherald.com/2012/03/02/1141787/disidentes-advierten-al-papa-sobre.html#storylink=cpy
??
??
[3] Victor Gaetan, How the Catholic Church is Preparing for a Post-Castro Cuba,
??
[4] Silvia G. Iriondo, ?????Ir a tanta verg??enza? Otros pueden. ????Nosotros no podemos!!???- Jos?? Mart??,
??
Tradu????o: Gra??a Salgueiro

 

Os comentários estão fechados.