Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

A COSTA DO DESCOBRIMENTO: 1500 ??? 2012

Publicado em: 22-04-2012 | Por: bidueira | Em: VIAGENS

0

A COSTA DO DESCOBRIMENTO: 1500 ??? 2012

(???Singela homenagem de um brasileiro ao pa??s, por ocasi??o de seu 512?? anivers??rio???)

Lisboa testemunhou cerimonial grandioso no domingo, 8 de mar??o de 1500, v??spera da partida da esquadra que Dom Manuel confiara a Pedro ??lvares Cabral. O Rei assistiu ?? missa na ermida votiva do Infante D. Henrique, entregou a Pedr?????lvares o estandarte r??gio, com a cruz da Ordem de Cristo, e transmitiu-lhe ordens mi??das e graves[i].

Pedro ??lvares, capit??o-mor da armada, Senhor de Belmonte e Alcaide-Mor de Azurara pertencia ?? melhor gente da Beira, filho de Fern??o Cabral e D?? Isabel Gouveia. Em sua esquadra de tr??s navios redondos, dez naus e caravelas, haviam embarcado: Pero Vaz de Caminha, escriv??o da feitoria a ser fundada em Calicute, nas ??ndias; o guardi??o franciscano Henrique Soares de Caminha; Bartolomeu Dias; soldados e frades, tamb??m franciscanos; degredados e navegantes famosos, perfazendo o efetivo aproximado de 1200 a 1300 pessoas[ii].

Escreveu que ???… a 23 (de mar??o) perdeu de vista a nau de Vasco de Ata??de, exatamente quando deixava no horizonte a ilha de S??o Nicolau, de Cabo Verde, e com o vento ?? fei????o, ao oeste, por este mar de longo, 660 ou setecentas l??guas, a 21 de abril uma surpresa comoveu e exaltou a marinhagem. Pescaram-se gram??neas, vindas de terra pr??xima! Pela manh?? de 22, quarta-feira, oitav??rio da P??scoa, topamos aves a que chamam fura-buchos, e, a horas de v??spera, houvemos vista de terra, a saber: primeiramente dum monte mui alto e redondo, e doutras terras mais baixas, ao sul dele, e de terra ch?? com muitos arvoredos, ao qual monte alto o capit??o p??s o nome de monte Pascoal[iii]???. Exultemos, pois, ?? brasileiros, nosso querido pa??s acabara de nascer. Salve 22 de abril de 1500!

???N??o havendo no local bom abrigo para a esquadra, singraram os navios para o norte e a 25 chegaram a magn??fico ancoradouro, que se chamou Porto Seguro. Num dos ilh??us da enseada, o da Coroa Vermelha, Frei Henrique celebrou, a 26, a primeira missa no Brasil[iv]???. O celebrante era homem de singular religi??o e piedade, que depois, pela santidade de sua vida foi Bispo de Ceuta[v]. Comemoremos, pois, ?? brasileiros, Jesus nos aben??oava e se fazia presente, pela primeira vez, na h??stia consagrada.

A segunda missa foi celebrada a 1?? de maio em praia de terra firme na qual foi erguida uma cruz com as armas de Portugal, s??mbolo da posse da terra. Cabral, a dois de maio, retomou o caminho das ??ndias. Um navio, sob o comando de Gaspar de Lemos, retornou a Portugal levando a Dom Manuel I, ???O Venturoso???, a not??cia do descobrimento, minuciosamente narrado em carta por Pero Vaz de Caminha, ?? qual Joaquim Silva se refere como ???a primeira p??gina da hist??ria p??tria[vi]???. Este precioso documento foi descoberto em 1793, na Torre do Tombo, Lisboa, e publicado pela primeira vez em 1817 por Aires de Casal em sua obra Cosmografia Bras??lica[vii]. Alegremo-nos, pois, ?? brasileiros, nosso pa??s tem preservada na ??ntegra a certid??o de batismo que atesta incontestavelmente sua origem ocidental-crist??.

Eu e minha esposa tamb??m est??vamos l??… em janeiro de 2012. Ao chegarmos a Porto Seguro passamos sob um p??rtico com o d??stico ???Aqui nasceu o Brasil???. Emociona estar na cidade assim denominada pelos descobridores, como se l?? na carta de Caminha: ???Deste Porto Seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500[viii]???. ?? entrada da cidade admira-se o belo monumento que homenageia Pedro ??lvares Cabral. A ele devemos nosso primeiro nome, Ilha de Vera Cruz. A Dom Manuel, o segundo, Terra de Santa Cruz. Agrade??amos a Deus, pois, ?? brasileiros, nascemos e nos mantivemos sob o sinal da cruz.

Em janeiro de 2012, desfrutamos de magn??ficos dias de sol e lazer na praia de Taperapuan ?? frente da qual desfilaram os navios dos descobridores. Deleitamo-nos com a Costa do Descobrimento, bel??ssimo litoral que se estende do Parque Nacional de Monte Pascoal, ao sul, at?? Belmonte, ao norte. Cara??va, Trancoso, Arraial d???Ajuda, Porto Seguro, Santa Cruz Cabr??lia e Belmonte s??o os munic??pios que recebem de bra??os abertos, todos os anos, milhares de turistas de todos os rinc??es do Brasil e de tantos pa??ses amigos.

Os naturais da terra se orgulham das belezas naturais que exibem e do passado ??mpar que os distingue. O justificado orgulho se manifesta por toda parte, como nestas palavras do Guia Tur??stico da Costa do Descobrimento[ix]: ???Marco do in??cio do Brasil, Porto Seguro ?? o ponto de partida para se conhecer o rico acervo hist??rico tombado e conservado. Datado dos prim??rdios do Descobrimento do Brasil este cen??rio pode ser visitado e entendido nos museus, atrav??s do farto acervo hist??rico. Entre pr??dios hist??ricos, museus e locais ainda primitivos o visitante vive um pouco da nossa hist??ria em toda a Costa do Descobrimento???. Nela, caravelas com a cruz da Ordem de Cristo, nas mais diferentes pe??as de artesanato local, s??o oferecidas ao turista por toda a parte.???? Sigamos, pois, ?? brasileiros, descobrindo a Terra de Santa Cruz.

Em Porto Seguro visitamos o ???Memorial da Epopeia do Descobrimento???, inaugurado em 2003, um espa??o cultural idealizado e fundado pelo Professor Wilson Cruz. Ao percorr??-lo podem ser admiradas: esp??cies da flora nativa; o pavilh??o da epopeia das grandes navega????es mar??timas; uma r??plica em tamanho natural de caravela da esquadra de Cabral; e, em grande oca, objetos variados de in??meras tribos ind??genas, refer??ncia aos primitivos habitantes da Terra de Santa Cruz.

No s??tio hist??rico de Porto Seguro se encontra o famoso Marco do Descobrimento ou da Posse, enviado em 1503 e no qual est??o esculpidas a Cruz de Aviz, s??mbolo da Ordem de Cristo, e as armas de Portugal. Pedro Calmon denomina-o de Padr??o de Posse. A Casa de C??mara e Cadeia (Sec. XVII), o casario preservado, a Matriz de Nossa Senhora da Pena (iniciada em 1535), a igreja de S??o Benedito e Nossa Senhora do Ros??rio (1549 e 1551) e a igreja de Nossa Senhora da Miseric??rdia s??o rel??quias arquitet??nicas que atraem a admira????o de todos. Viva, pois, ?? brasileiros, pelas obras preservadas do rico patrim??nio hist??rico nacional.

Trancoso foi fundada em 1586 para a defesa em face de contrabandistas de pau-brasil. Seu s??tio hist??rico ?? um dos mais importantes da Costa do Descobrimento. Nele destaca-se t??pica forma de povoamento dos jesu??tas, o Quadrado, grande pra??a no alto de um outeiro cercada de casinhas baixas e geminadas. A igreja de S??o Jo??o Batista ergue-se no lado do Quadrado voltado para o mar. A atual Trancoso, antiga aldeia de S??o Jo??o Batista dos ??ndios, ?? considerada um dos ??ltimos exemplares preservados das primeiras povoa????es brasileiras[x]. ?? estrada, pois, ?? brasileiros, h?? muita hist??ria a desfrutar, al??m de paradis??acas belezas naturais, na Costa do Descobrimento.

?? No domingo, 26 de abril de 1500, Cabral e os capit??es baixaram ao ilh??u de Coroa Vermelha e assistiram ?? missa, comovidamente celebrada por Frei Henrique[xi]. Em Coroa Vermelha, munic??pio de Santa Cruz Cabr??lia, se encontra como monumento uma cruz que assinala o local da primeira missa celebrada em nossas terras. Desenho de J. Wash Rodrigues e famoso quadro a ??leo de Vitor Meireles nos remetem ??quele memor??vel dia da nacionalidade. Eia, pois, a celebr??-lo, ?? brasileiros, como evento da Semana de Vera Cruz, denomina????o dada ao per??odo de dez dias vividos pela esquadra de Cabral na Costa do Descobrimento. Acorramos jubilosos ??s missas em 26 de abril e 1??de maio.

No s??bado, 2 de maio de 1500, Pedro ??lvares Cabral deixou Porto Seguro rumo ??s ??ndias. No domingo, 22 de janeiro de 2012, eu e minha esposa decolamos de Porto Seguro rumo ao Rio de Janeiro. Estiv??ramos todos na Costa do Descobrimento que, ???de ponta a ponta ?? toda praia palma e muito ch?? e muito fremosa… em tal maneira graciosa que querendo a aproveitar, dar-se-?? nela tudo por bem das ??guas que tem…??? [xii].

Que o Cristo Redentor siga aben??oando-te, Terra de Santa Cruz. Parab??ns, Brasil, por teus quinhentos e doze anos. Feliz Anivers??rio!

Gen Ex Paulo Cesar de Castro

Professor em??rito da Escola de Comando e Estado-Maior do Ex??rcito, no Rio de Janeiro.




[i] – CALMON, Pedro. Hist??ria do Brasil, Volume I, pag. 55. Rio de Janeiro: Livraria Jos?? Olympio Editora, 1959. E: SILVA, Joaquim, Hist??ria do Brasil, pag.. 16. S??o Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.??

[ii] – BUENO, Eduardo, A Viagem do Descobrimento, pag. 10, afirma que, ap??s o desaparecimento de uma das naus (a de Vasco de Ata??de) restaram 1350 homens embarcados nos, agora, 12 navios. RIO DE JANEIRO: Objetiva, 1988.

[iii] – CALMON, Pedro, ob. cit. pag. 55 e 56.

[iv] – SILVA, Joaquim, ob. cit. pag. 16.??

[v] – OS??RIO, D. Jer??nimo, Da Vida e Feitos de el-Rei D. Manuel I, pag. 77, in CALMON, Pedro, ob. cit. pag. 58.

[vi] – Idem, p??gina 25.

[vii] – CALMON, Pedro, ob. cit. p??ginas 64 a 83.

[viii] – Idem, pag. 83.

[ix] – REHDER, S??rgio Osvaldo, editor e diretor. Guia Tur??stico da Costa do Descobrimento, 1?? edi????o, pag. 19. Porto Seguro e S??o Paulo: 2005/2006.

[x] – Idem, p??g. 124 a 126.

[xi] – CALMON, Pedro, ob. cit. pag. 58.

[xii] – SILVA, Joaquim, ob. cit. pag. 24 e 25.

Os comentários estão fechados.