Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Comiss??o sem participa????o de militares n??o ?? da Verdade

Publicado em: 20-05-2012 | Por: bidueira | Em: Comiss??o da Verdade

1

 

Jornal Op????o – Contraponto ????Edi????o 1924 de 20 a 26 de maio de 2012

??Comiss??o sem participa????o de militares n??o ?? da Verdade

Irapuan Costa Junior

Foram enfim escolhidos os que v??o compor a intitulada, a meu ver n??o apropriadamente, Comiss??o da Verdade. H?? na imprensa um clima de aprova????o: ???S??o juristas, ex-ministros e intelectuais, aptos a cumprir a tarefa???. Ou: ???S??o nomes de peso???. N??o ?? o que penso.

O melhor coment??rio que me vem ?? mente ?? o de que poderia ter sido pior. Antes de uma vista d???olhos, como diriam nossos av??s portugueses, em algum desses no??mes, breves considera????es: o que se apregoa, e, mais que isso, o que est?? na Lei ?? que a tal Comiss??o ter?? o encargo de apurar viola????es de Direitos Humanos, sem prerrogativa de qualquer imputa????o penal, logo respeitando, integralmente, como ficou claro em decis??o do Supremo Tribunal Federal (STF), a Lei da Anistia. Pois bem: n??o ?? o que pretendem figuras da c??pula governamental, como a secret??ria dos Direitos Humanos, Maria do Ros??rio (PT), ou Paulo Abr??o, secret??rio nacional de Justi??a. Quem duvidar, que consulte os jornais.
Uma tem status de ministro e o outro ?? diretamente subordinado ao ministro da Justi??a, Jos?? Eduardo Cardozo (PT), que em nenhum momento o contestou. E ao que parece, nenhuma das duas autoridades ministeriais recebeu uma reprimenda da presidente, embora ela n??o seja parcimoniosa em reprimendas, algumas at?? fora do tom.

Deixemos de lado por ??bvio, por patente, que n??o compete a um governo estabelecer verdade hist??rica, por muitas raz??es. Citemos apenas duas: verdade proclamada por um governo ser?? sempre, n??o importa quais sejam seus int??rpretes e nem quais sejam as comiss??es encarregadas de firm??-la, uma verdade parcial. E a verdade s?? se v?? de uma perspectiva distante no tempo, sedimentadas as paix??es e descobertos fatos que ficaram por largos anos, ou mesmo d??cadas, encobertos. Os acontecimentos a serem apurados ainda n??o arrefeceram. E eles demonstram, embora se tente manter oculta a outra face da lua, que viola????es de direitos humanos foram cometidas, pelos dois lados da luta ideol??gica, no per??odo a ser abrangido pelo estudo da Comiss??o (1964 a 1985, embora a Lei fale em per??odo maior).

As duas autoridades citadas acima, e v??rias outras, defendem a apura????o apenas dos excessos co??metidos por um dos lados. Dois membros da Comiss??o (Rosa Maria Cardoso da Cunha e Paulo S??rgio Pinheiro), mesmo antes de empossados, j?? declararam, deslavadamente, essa parcialidade. FHC concordou com eles. Quem duvidar, uma vez mais, que consulte os jornais. N??o ?? de se admirar: os violadores, do lado da esquerda, ou est??o no governo ou t??m l?? postados amigos ou simpatizantes.

Em resumo: travou-se uma luta ideol??gica no pa??s, reflexo de uma luta maior, a Guerra Fria, e o regime militar, ent??o no poder, respondeu prontamente ?? tentativa de derrubada que lhe foi imposta por grupos armados pelas principais fac????es marxistas mundiais. Se apeado, cederia passo ao comunismo. Como em toda guerra, excessos foram cometidos. Compete, teoricamente, ?? intitulada Comiss??o da Verdade, apur??-los, list??-los, apresent??-los ?? sociedade brasileira. Uma comiss??o para desempenhar essa tarefa haveria que ser isenta, e para s??-lo, na sua composi????o deveriam estar presentes representantes serenos dos dois lados do confronto. N??o basta que sejam serenos, como ?? primeira vista parece ser a maioria dos membros nomeados para a Comiss??o. Mesmo que fossem todos dotados da maior temperan??a, isso n??o seria suficiente. S??o todos (talvez com uma ou duas exce????es) de esquerda. S??o todos de um mesmo lado, dos dois cujo enfrentamento que se quer explicitar, e para o qual se quer a Verdade.

Onde est??o os militares que de??veriam ter assento na intitulada Comiss??o da Verdade? E afirmo, sem medo de erro, que entre eles h?? oficiais pelo menos t??o serenos, t??o equilibrados, t??o capazes de buscar a verdade quanto o mais capaz dos sete membros, todos de um lado s??, que a presidente acaba de nomear. N??o h?? alquimia que fa??a sair verdade dessa comiss??o parcial.

?? evidente que n??o podem ser ignoradas as enormes press??es exercidas sobre a presidente para agir como agiu.

Inclusive as press??es de seu pr??prio ??ntimo, vez que foi parte forte de um dos dois lados. N??o ignoremos. Mesmo porque at?? hoje apenas uma figura foi estadista suficiente, em condi????es semelhantes, para resistir a press??es como essas e ter coragem de enfrent??-las em benef??cio de seu povo como um todo, que foi Nelson Mandela. Ele, sim, refutou na ??frica do Sul todo tipo de revanchismo, mesmo esse, disfar??ado, que ser?? impingido ?? sociedade brasileira como um todo, com o r??tulo bonitinho de Comiss??o da Verdade. E impingido aos militares, em particular, goela abaixo. Eles n??o merecem isso. Constituem a parte mais sadia de um Estado que ostenta institui????es adoecidas, enfermas e at?? apodrecidas. Essa verdade capenga n??o se manter?? de p?? por muito tem??po. Talvez por uma gera????o. A verdade inilud??vel, como sempre na His??t??ria, vai surgir um dia.

Maria Rita Kehl nada acrescenta ?? Comiss??o da Verdade

Maria Rita Kehl ?? componente da dita Comiss??o da Verdade. Psicanalista, tinha uma coluna no ???Estad??o???, onde escrevia sobre sua especialidade. Ao que parece, resolveu alterar o conte??do dessa coluna, tornando-o, mais e mais, pol??tico. A psicanalista resolveu transformar a si pr??pria em cientista pol??tica. E tamb??m ao que parece, ?? reda????o do jornal n??o agradou a colora????o, evidentemente petista, dos escritos de Maria Rita. Seu artigo ???Dois pe??sos…???, publicado no dia 2 de outubro do ano passado, foi a gota d?????gua. O jornal resolveu dispens??-la.

No artigo, Maria Rita come??a com uma declara????o que pretende ser de aplauso ao jornal por apoiar Serra na elei????o presidencial, mas que ?? de indisfar????vel descontentamento. Condenando o que chama de luta de classes na internet, passa a fazer, ent??o, uma apaixonada defesa do Bolsa-Fam??lia e um duro ataque a todos aqueles que n??o apoiam essa compra de votos disfar??ada de pol??tica social, numa (essa sim) verdadeira prega????o de luta de classes. E com base justamente na constata????o que fariam alguns setores, de que os votos da elei????o presidencial de 2010 seriam influenciados por essa pol??tica assistencialista.

No entender de Maria Rita, esta ?? uma afirma????o preconceituosa da ???zelite???, que deseja ???continuar contratando os humildes para trabalhar mais de oito horas di??rias por uma mis??ria??? e que quer ???desqualificar a seriedade dos seus votos???. Como muitos ???esquerdistas revolucion??rios??? que conhe??o, Maria Rita julga ser das esquerdas o monop??lio do ???amor ao povo???. N??o ?? assim. Ningu??m amou mais o povo e em seu nome mais falou do que L??nin, St??lin e Mao Ts??-tung. Por certo, os milh??es que mataram n??o pertenciam ao povo…

Talvez, por n??o ter forma????o em ci??ncias exatas, Maria Rita n??o goste de matem??tica. Talvez acredite mesmo que ela n??o se aplique ??s ci??ncias sociais. Mas se n??o for assim, se acredita em Descartes, que afirmava s?? podermos conhecer com certeza o que podemos medir, d?? uma olhada no quadrinho que ilustra este texto. Ele mostra, sem sombra de d??vidas, que o Bolsa Fam??lia ?? um programa de compra de votos. H?? um paralelismo indiscut??vel entre a distribui????o mais pr??diga do benef??cio e a vit??ria de Dilma na elei????o presidencial.

?? concess??o de mais de cem bolsas por mil habitantes correspondeu uma vit??ria acachapante da presidente. Afirmar que um programa que n??o foi feito para dar um dia independ??ncia financeira a um pobre, mas para mant??-lo sempre na depend??ncia do governo petista ?? prova de amor consiste numa fal??cia. Onde est?? a porta de sa??da para esse pessoal? Por que aumenta, ano a ano, o n??mero de dependentes do programa?

O Bolsa Fam??lia tira um pequeno grilh??o do desvalido, mas nele coloca outro maior e mais humilhante. Sem apontar qualquer alternativa. N??o creio que Maria Rita, com essa depend??ncia intelectual possa dar contribui????o v??lida ?? chamada, desajeitadamente, Comiss??o da Verdade.

 

 

Comentários (1)

Irapuan
Receba meus cumprimentos. Contra a onda de defensores dos direitos humanos de araque, o seu artigo ?? uma trincheira.Postei seu link no G+