Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

H?? 70 anos, um discurso de indel??vel mem??ria

Publicado em: 16-09-2012 | Por: bidueira | Em: Nova et Vetera

0

H?? 70 anos, um discurso de indel??vel mem??ria

http://agenciaboaimprensa.blogspot.com.br/2012/09/ha-70-anos-um-discurso-de-indelevel.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+AgnciaBoaImprensa+(AG%C3%8ANCIA+BOA+IMPRENSA)

??
O IV Congresso Eucar??stico Nacional ??? de 4 a 7 de setembro de 1942 ??? foi um marco na hist??ria do Catolicismo no Brasil??

No grandioso congresso Eucar??stico Nacional de 1942, observou-se um entusiasmo religioso ??mpar, fruto da vitalidade do Movimento Cat??lico em cuja lideran??a estava Plinio Corr??a de Oliveira. E desse evento guardam saudosa recorda????o todos os que a ele assistiram presenciando manifesta????es como a da foto acima e a do final. Sobretudo de seu encerramento, realizado no centro da capital paulista, no Vale do Anhangaba?? tomado por uma multid??o ??? mais de 500.000 pessoas, vindas de todo o Estado e de diversas partes do Brasil. Este n??mero, impressionante mesmo para nossos dias, o era incomparavelmente mais para a pequena cidade de S??o Paulo do in??cio da d??cada de 40, cuja popula????o n??o passava de 1.500.000 almas.??

Nesse brilhante encerramento, coube a??Plinio Corr??a de Oliveira??[foto]??fazer o discurso de sauda????o oficial ??s autoridades civis e militares. O p??blico entusiasmado ovacionou o orador, na ocasi??o Presidente da Junta Arquidiocesana da A????o Cat??lica.??

Ocupava a presid??ncia de honra desse evento o N??ncio Apost??lico e Legado Pontif??cio, D. Bento Aloisi Masella, tendo ?? sua direita o Interventor Federal Dr. Fernando Costa, representando o Presidente da Rep??blica. Presentes aproximadamente 60 Arcebispos e Bispos, numeroso clero, autoridades, representa????es de outros Estados e de alguns pa??ses da Am??rica do Sul.

A seguir alguns t??picos desse memor??vel discurso:

??


???No curso j?? quatro vezes secular da Hist??ria do Brasil, jamais se reuniu assembl??ia mais solene e ilustre que esta. No momento em que a vida nacional caminha para rumos definitivos, quis a Divina Provid??ncia reunir em pleno cora????o de S??o Paulo os elementos representativos de tudo quanto fomos e somos, de todas as gl??rias de nosso passado e de nossas melhores esperan??as para o futuro. […]

???Senhores, ?? hoje o dia 7 de setembro. A data ?? expressiva, e estou absolutamente certo de que um imenso clamor se levantar?? neste glorioso dia, transpondo os limites do Estado e do Pa??s, para notificar ao mundo inteiro que, como um s?? homem, o Brasil se ergue contra o imperialismo nazista pag??o que trama sua ru??na e parece ter chamado a si, exatamente como seu s??sia vermelho de Moscou, a diab??lica empreitada de destruir a Igreja em todo o mundo.

???Contra os inimigos da P??tria que estremecemos, e de Cristo que adoramos, os cat??licos brasileiros saber??o mostrar sempre uma invenc??vel resist??ncia. Loucos e temer??rios! Mais f??cil vos seria arrancar de nosso c??u o Cruzeiro do Sul, do que arrancar a soberania e a F?? a um povo fiel a Cristo, e que colocar?? sempre seu mais alto t??tulo de ufania em uma ades??o filialmente obediente e entusiasticamente vigorosa ?? C??tedra de S??o Pedro. […]

As montanhas do Brasil parecem convidar o homem ??s supremas afoitezas dos hero??smo crist??o

?????Talvez n??o fosse ousado afirmar que Deus colocou os povos de sua elei????o em panoramas adequados ?? realiza????o dos grandes destinos a que os chama. E n??o h?? quem, viajando por nosso Brasil, n??o experimente a confusa impress??o de que Deus destinou para teatro de grandes feitos este Pa??s, cujas montanhas tr??gicas e misteriosas penedias parecem convidar o homem ??s supremas afoitezas do hero??smo crist??o, cujas verdejantes plan??cies parecem querer inspirar o surto de novas escolas art??sticas e liter??rias, de novas formas e tipos de belezas, e na orla de cujo litoral os mares parecem cantar a gl??ria futura de um dos maiores povos da Terra.

“Os mares parecem cantar a gl??ria futura de um dos maiores povos da Terra”??

???Quando nosso poeta cantava que??nossa terra tem palmeiras onde canta o sabi??, e as aves que aqui gorjeiam n??o gorjeiam como l??’, percebeu, talvez confusamente, que a Provid??ncia depositou na natureza brasileira a promessa de um porvir igual ao dos maiores povos da Terra.

???E hoje, que o Brasil emerge de sua adolesc??ncia para a maturidade, e titubeia nas m??os da velha Europa o cetro da cultura crist?? que o totalitarismo quereria destruir, aos olhos de todos se patenteia que os pa??ses cat??licos da Am??rica s??o na realidade o grande celeiro da Igreja e da Civiliza????o, o terreno fecundo onde poder??o reflorir, com brilho maior do que nunca, as plantas que a barb??rie devasta no velho mundo. A Am??rica inteira ?? uma constela????o de povos irm??os. Nessa constela????o, in??til ?? dizer que as dimens??es materiais do Brasil s??o uma figura da magnitude de seu papel providencial.

* ?? ?? ?? ?? ??* ?? ?? ?? ?? ??*

???Tempo houve em que a Hist??ria do mundo se p??de intitular??‘Gesta Dei per Francos’. Dia vir?? em que se escrever????‘Gesta Dei per brasilienses’????? as a????es de Deus pelos brasileiros.

???A miss??o providencial do Brasil consiste em crescer dentro de suas pr??prias fronteiras, em desdobrar aqui os esplendores de uma civiliza????o genuinamente cat??lica, apost??lica, romana, e em iluminar amorosamente todo o mundo com o facho desta grande luz, que ser?? verdadeiramente o??‘lumen Christi’??que a Igreja irradia. Nossa ??ndole meiga e hospitaleira, a pluralidade das ra??as que aqui vivem em fraternal harmonia, o concurso providencial dos imigrantes que t??o intimamente se inseriram na vida nacional, e mais do que tudo as normas do Santo Evangelho, jamais far??o de nossos anseios de grandeza um pretexto para jacobinismos tacanhos, para racismos estultos, para imperialismos criminosos. Se algum dia o Brasil for grande, s??-lo-?? para bem do mundo inteiro.

???’Sejam entre v??s os que governam como os que obedecem’, diz o Redentor. O Brasil n??o ser?? grande pela conquista, mas pela F??; n??o ser?? rico pelo dinheiro tanto quanto pela generosidade. Realmente, se soubermos ser fi??is ?? Roma dos Papas, poder?? nossa cidade ser uma nova Jerusal??m, de beleza perfeita, honra, gl??ria e g??udio do mundo inteiro. […]

* ?? ?? ?? ?? ??* ?? ?? ?? ?? ??*??

???Em um Brasil imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente rico, vereis florescer um povo imensamente grande, porque dele se poder?? dizer:

???Bem-aventurado este povo s??brio e desapegado, no esplendor embora de sua riqueza, porque dele ?? o reino dos C??us.

???Bem-aventurado este povo generoso e acolhedor, que ama a paz mais do que as riquezas, porque ele possui a Terra.

???Bem-aventurado este povo de cora????o sens??vel ao amor e ??s dores do Homem-Deus, ??s dores e ao amor de seu pr??ximo, porque nisto mesmo encontrar?? sua consola????o.

???Bem-aventurado este povo varonil e forte, intr??pido e corajoso, faminto e sedento das virtudes??heroicas??e totais, porque ser?? saciado em seu apetite de santidade e grandeza sobrenatural.????

???Bem-aventurado este povo misericordioso, porque ele alcan??ar?? miseric??rdia.

???Bem-aventurado este povo casto e limpo de cora????o, bem aventurada a inviol??vel pureza de suas fam??lias crist??s, porque ver?? a Deus.

???Bem-aventurado este povo pac??fico, de idealismo limpo de jacobismos e racismos, porque ser?? chamado filho de Deus.

???Bem-aventurado este povo que leva seu amor ?? Igreja a ponto de lutar e sofrer por ela, porque dele ?? o reino dos C??us???.
_________??
Transcrito de ???O Legion??rio??? de 7-9-1942 ??? ??rg??o oficioso da Arquidiocese de S??o Paulo. A ??ntegra desse memor??vel discurso encontra-se dispon??vel em:

http://www.pliniocorreadeoliveira.info/Disc_Congr_Eucar_42.htm


Os comentários estão fechados.