Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Elei????es presidenciais: Am??rica Latina dentro dos Estados Unidos

Publicado em: 25-09-2012 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

Elei????es presidenciais: Am??rica Latina dentro dos Estados Unidos
??
Destaque Internacional
??
Embora a maioria dos votantes hispanos se interesse mais por problemas econ??micos e de imigra????o, uma minoria ativa considera relevante o tema da pol??tica externa norte-americana com rela????o ?? Am??rica Latina, e continua pensando que a pol??tica de Obama para esta regi??o foi um desastre para a causa da liberdade
??
1. ???Nas pr??ximas elei????es, os votantes latinos t??m o poder de exercer mais influ??ncia, de ser o fator decisivo em maior n??mero de contendas pol??ticas e de emitir mais votos do que nunca antes???, acaba de assinalar Javier Palomarez, presidente e diretor executivo da C??mara de Com??rcio Hispana dos Estados Unidos. Essa afirma????o est?? longe de constituir um exagero se se considera que nos Estados Unidos, de um total de 308,7 milh??es de habitantes, 50,5 milh??es s??o de origem hispana ou latina, representando 16% da popula????o. O n??mero de votantes hisp??nicos registrados para as pr??ximas elei????es ?? de 14 milh??es e representa 11% dos eleitores. Desses 11% de eleitores hisp??nicos, 57% se inclina pela f??rmula democrata, encabe??ada por Barack Obama, 28% prefere a f??rmula republicana, encabe??ada por Mitt Romney e 15% se mant??m indeciso, segundo pesquisa realizada pelos canais Telemundo e NBC.
??
2. S??o tr??s os Estados nos quais a presen??a hisp??nica ?? especialmente decisiva: Florida, Nevada e Colorado. E pelo fato de que at?? o momento n??o exista uma diferen??a substancial de potenciais votantes do candidato democrata e do candidato republicano, esses votantes hisp??nicos constituem uma minoria que pode ser especialmente decisiva no resultado eleitoral.
??
3. Outra constata????o que dentro de um quadro disputado n??o pode ser subestimada: embora a maioria dos votantes hisp??nicos se interesse mais pelos problemas econ??micos e de imigra????o, uma minoria bastante ativa considera relevante o tema da pol??tica externa norte-americana com rela????o ?? Am??rica Latina, e continua pensando que a pol??tica de Obama para esta regi??o foi um desastre para a causa da liberdade. Dessa minoria mais ideologizada de hisp??nicos, que se op??e ?? pol??tica de concess??es de Obama para com Ch??vez e os Castro, pode depender ent??o o resultado eleitoral no caso em que, como se disse, as inten????es de voto continuem parecidas entre ambos os candidatos presidenciais.
??
4. Aqui entra em cheio o papel dos cidad??os norte-americanos de origem cubana, venezuelana, colombiana, argentina, equatoriana, hondurenha, salvadorenha, nicarag??ense, etc., que de uma maneira ou de outra sofreram ou sofrem, direta ou indiretamente, os efeitos chavista e castrista em seus respectivos pa??ses.
??
5. As considera????es anteriores, a respeito da influ??ncia decisiva da minoria de hisp??nicos mais politizada, n??o constituem um mero c??lculo no ar, sen??o que t??m fundamento na realidade, especialmente no que se refere ao estado da Fl??rida. E a atual preocupa????o da equipe do presidente e candidato Obama se justifica pelo hist??rico decisivo que a Fl??rida teve em v??rias elei????es.
??
6. No ano de 2000, poucos meses antes das elei????es presidenciais, o presidente Clinton enviou de volta ?? Cuba, seguindo sua pol??tica exterior concessiva, o balseirinho Eli??n Gonz??lez. Os Estados Unidos se estremeceram com a brutalidade do gesto presidencial e o epicentro desse estremecimento foi a Fl??rida, onde reside mais de um milh??o de cubano-americanos. As elei????es nacionais realizadas pouco depois se definiram precisamente na Fl??rida. O candidato democrata, Al Gore, perdeu por umas poucas centenas de votos de diferen??a, obtidos em distritos cubano-americanos, entre o ent??o candidato George Bush que obteve dessa maneira seu primeiro mandato. O pr??prio Clinton reconheceu que o caso do balseirinho Eli??n Gonz??lez foi decisivo para esta derrota democrata. Em 2004, para o resultado das elei????es presidenciais que favoreceram o candidato republicano, foi decisivo o estado da Fl??rida, embora nessa ocasi??o a diferen??a em seu favor tenha sido bastante folgada, com uma margem de 381 mil votos. Nestas elei????es de 2012, os obamistas reconhecem que a Fl??rida uma vez mais ser?? decisiva.
??
7. Nestas elei????es presidenciais n??o est??o em jogo somente os debates sobre a economia e a imigra????o, cuja import??ncia obviamente n??o se desmerece, mas tamb??m existem temas ideol??gicos subjacentes que preocupam um setor do eleitorado mais reduzido, por??m influente. Essa minoria percebe a import??ncia de que os Estados Unidos tenham uma pol??tica externa articulada com rela????o ?? Am??rica Latina: frear as esquerdas regionais, porque disso depende em boa medida o futuro dos pr??prios Estados Unidos. Nesse sentido, a comunidade cubano-americana da Fl??rida tem, novamente, uma enorme responsabilidade hist??rica diante dos Estados Unidos, de Cuba e da Am??rica Latina. Responsabilidade hist??rica, hoje compartilhada pelas comunidades de outros rec??m nomeados que sofreram e sofrem nas m??os de governantes de esquerda.
??
8. Esses cubano-americanos e latinos, votantes da Fl??rida e de outros estados com fortes contingentes hisp??nicos, t??m que fazer todos os esfor??os eleitorais que estejam em suas m??os para evitar uma vit??ria de Obama. Isso constituir?? uma ajuda decisiva ao pa??s que os acolheu e, no caso dos cubano-americanos, trata-se tamb??m de uma obriga????o moral com rela????o ?? causa da liberdade em Cuba.
??
9. As pr??ximas elei????es presidenciais norte-americanas cont??m um paradoxo no que diz respeito aos votantes de origem hispano-americana. Durante d??cadas, os sucessivos candidatos presidenciais norte-americanos, e os respectivos governos de todas as tend??ncias, salvo as honrosas exce????es, ignoraram a Am??rica Latina. De repente, os atuais candidatos presidenciais abrem seus olhos e percebem que o continente ignorado entrou nos pr??prios Estados Unidos. E o fez de uma maneira tal, que os votantes de origem latina podem ter esse papel eleitoral decisivo.
??
10. N??o somente o futuro dos Estados Unidos, sen??o o das Am??ricas, passa ent??o a depender, em boa medida, dos votantes de origem hisp??nica e para onde estes inclinem a balan??a dessa grande na????o. Finalmente, ?? interessante se perguntar em que medida determinados temas religiosos e morais levantados pelos ativos movimentos pr??-vida, que est??o suscitando interessantes debates em setores do p??blico dos Estados Unidos, poder??o tamb??m influir na vota????o desse contingente hisp??nico-latino dos Estados Unidos.
??
Editorial anterior sobre o tema:
??
Estados Unidos: elei????es presidenciais, Am??rica Latina e Cuba (Destaque Internacional, ano 14, n?? 363, 27 de agosto de 2012). (O exemplo mais desastroso da aposta obamista em prol dos pseudo-???moderados??? foi o apoio de Obama ao ent??o presidente Lula, do Brasil, a quem chegou a elogiar como um modelo de aliado confi??vel).
??
Destaque Internacional – Ano XIV – n?? 365 – 17 de setembro de 2012. Editorial interativo. Respons??vel: Javier Gonz??lez. S??o bem-vindas sugest??es, opini??es e cr??ticas. E-mail: destaque2016@gmail.com. O presente texto pode ser difundido livremente, inclusive sem citar a fonte.
??
Tradu????o: Gra??a Salgueiro

Os comentários estão fechados.