Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

???Um caminho f??cil, curto, perfeito e seguro???

Publicado em: 19-12-2012 | Por: bidueira | Em: Aborto, Esquerda cat??lica

0

???Um caminho f??cil, curto, perfeito e seguro???

Posted: 18 Dec 2012 05:33 PM PST

Um curto e bem did??tico document??rio sobre o ???Tratado da Verdadeira Devo????o ?? Sant??ssima Virgem??? de S. Lu??s de Montfort, obra que em 2012 completa 300 anos.

Um caminho f??cil, curto, perfeito e seguro para a nossa santifica????o: a devo????o ?? Sant??ssima Virgem! Fa??o coro ao pedido do final do v??deo: leia e consagre-se voc?? tamb??m.

O livro ?? editado pela Vozes. Pode tamb??m ser encomendado ?? Fraternidade Arca de Maria. Ou pode tamb??m ser baixado (junto com as ora????es preparat??rias da Consagra????o) na internet.

Curtas: div??rcio no Brasil, medidas pr??-vida, Dom Evaristo Arns e o esvaziamento das igrejas, erro m??dico salva beb??

Posted: 18 Dec 2012 09:11 AM PST

Brasil tem recorde de div??rcios em 2011. ??O n??mero de div??rcios chegou a 351.153, um crescimento de 45,6% em rela????o a 2010, quando foram registrados 243.224??.

A raz??o? Naturalmente, o afrouxamento das exig??ncias para o div??rcio. ??Conforme a pesquisa, um dos fatores foi a mudan??a na Constitui????o Federal em 2010, que derrubou o prazo para se divorciar, tornando esta a forma efetiva de dissolu????o dos casamentos, sem a etapa pr??via da separa????o??.

Pode-se argumentar que estas pessoas j?? n??o estavam vivendo um ???casamento de verdade??? mesmo, e que o fim do prazo legal para o div??rcio s?? fez diminuir a burocracia necess??ria para regulamentar de direito uma situa????o que j?? existia de fato. Data venia, discordo. Casamento tem muito mais a ver com responsabilidade do que com os c??njuges ???sentirem-se bem???, ???amarem-se romanticamente??? ou qualquer outro crit??rio subjetivo do tipo. O casamento existe enquanto n??o se desiste dele; e conferir facilidades ?? desist??ncia conjugal, longe de meramente regulamentar uma situa????o de fato, ?? contribuir positivamente para o fim do casamento ??? e, por conseguinte, para a banaliza????o de um dos pilares necess??rios ?? vida em sociedade.

* * *

– ?? antiga, mas merece dois tost??es: ???Proibir o aborto est?? longe de ser uma medida pr??-vida???. ??Eu nunca vou chamar de ???pr??-vida??? algu??m que faz piquete contra o programa Planned Parenthood e que faz lobby contra as leis relacionadas ao controle de armas regido pelo senso comum??.

O que dizer? S??o compara????es descabidas em cima de compara????es descabidas! Ningu??m ?? a favor da destrui????o ambiental ou do mortic??nio por armas de fogo. As bandeiras s??o pelo (verdadeiro!) desenvolvimento sustent??vel, que resguarda a primazia do homem na escala de valores da natureza, e pelo exerc??cio do direito ?? leg??tima defesa, que d?? a cada um a capacidade de proteger a si pr??prio e aos seus. Ao contr??rio, o aborto ?? a destrui????o direta de um ser humano. Causa esp??cie que existam pessoas incapazes de distinguir entre um espantalho e uma reivindica????o literal!

Bem caracter??stico da qualidade argumentativa do texto ?? este per??odo aqui: ??O respeito pela santidade da vida, se voc?? acredita que ela come??a no momento da concep????o, n??o pode terminar no nascimento??. Oras, em primeiro lugar, ningu??m ???acredita??? que a vida come??a na concep????o. N??s sabemos, com s??lido e inabal??vel fundamento cient??fico e filos??fico, que a uni??o dos gametas masculino e feminino produz um novo ser, distinto da m??e e pertencente ?? esp??cie humana. Isto ?? um fato, n??o uma coisa na qual se ???acredita???. Se os ???pro-choice??? defendem que certos seres humanos s??o mais pass??veis de prote????o do que outros, que assumam abertamente as suas posi????es. Mas n??o venham querer jogar fatos objetivos e incontestes para o c??modo terreno das crendices e opini??es.

Em segundo lugar, ?? bastante ??bvio que ningu??m que ?? contra o aborto afirma que os cuidados com o ser humano devam terminar no momento do nascimento: isto ?? s?? mais um espantalho grosseir??ssimo do sr. Thomas Friedman. Mas para quem tem o admir??vel dom de escrever um texto falacioso do primeiro ao ??ltimo par??grafo, tal sofisma deve brotar com a naturalidade de um cacoete involunt??rio e incontrol??vel. Talvez ele nem perceba; mas isso, embora possa talvez escus??-lo da patifaria intelectual, n??o transforma esta tagarelice em argumento que deva ser levado a s??rio.

* * *

Dom Evaristo Arns admite que suas homilias esvaziavam a igreja. Simplesmente fa??o coro:

O crescimento das igrejas evang??licas se deu, em grande parte, gra??as ao bla-bla-bl?? marxista dos padres da Teologia da Liberta????o. O fiel ia pra par??quia querendo ouvir palavras de vida eterna, e, em vez disso, tinha que aturar um serm??o enfadonho contra o ???capetalismo???, sobre os oprimidos etc. (tudo muito te??rico e distante da realidade do povo, pra variar). Um belo dia, cedendo ao convite de um amigo crente, o sujeito resolvia dar uma passadinha no culto, e o que ele via? Um pastor falando das coisas de Deus, falando de Cristo, explicando as coisas da B??blia??? Opa, finalmente!

E a??, entre uma par??quia transformada em filial do partido comunista e uma igrejola cheia de gente hist??rica, mas que, ao menos, ainda lembra que Jesus existe, com quem voc??s acham que o povo simples fechava?

Estes resultados s??o t??o deprimentes quanto previs??veis. O povo simples tem sede de Deus e, portanto, n??o se deixa engabelar facilmente pelo materialismo grosseiro e est??ril da Teologia da Liberta????o. Foram ??s seitas protestantes para beber ??gua suja, sim, mas muitas vezes for??ados pelas circunst??ncias eclesi??sticas cat??licas ??? onde nem sequer ??gua barrenta lhes davam. Foram ?? pocilga comer o farelo dos porcos porque, para vergonha nossa, nas par??quias s?? lhes davam pedras para comer.

* * *

Erro m??dico salva beb?? prematuro. H?? ??um c??digo ??tico seguido pelos hospitais do Reino Unido que diz que os m??dicos n??o devem se esfor??ar para manter vivos esses beb??s prematuros??. E ent??o aconteceu o seguinte:

Mas Maddalena sobreviveu, e, quando foi pesada, a balan??a marcou 1 libra (aproximadamente 453 gramas), n??mero considerado razo??vel que fez com que os m??dicos decidissem agir para mant??-la viva. Acontece que a beb?? pesava, na verdade, apenas 382 gramas, e uma tesoura esquecida em cima da balan??a havia aumentado seu peso. Se n??o fosse por isso, provavelmente eles teriam seguido o c??digo e deixado os esfor??os de lado.

Ela sobreviveu e agora j?? est?? em casa. Um amigo perguntou que esp??cie de c??digo de ??tica ?? este que pro??be os m??dicos de se esfor??arem para salvar a vida de beb??s prematuros; a perplexidade dele ?? plenamente justific??vel. ?? o tecnicismo colocado acima do mais elementar respeito ?? vida humana fr??gil e indefesa! E ainda querem nos fazer acreditar que estamos evolu??dos. Ao contr??rio, parece-me bastante ??bvio que o progresso moral n??o acompanhou o extraordin??rio desenvolvimento t??cnico que alcan??amos. E ?? claro que a t??cnica ?? uma coisa muito boa, mas ela ?? um meio que se deve orientar ao bem do ser humano. Afinal de contas, se isto for esquecido, de que nos serve a t??cnica? Mais vale um m??dico sem per??cia e sem tecnologia preocupado em salvar uma crian??a prematura do que um que, embora possua excelentes habilidades e tecnologia de ponta, prefira deixar um beb?? fr??gil morrer sem cuidados! E a sa??de moral de qualquer sociedade est?? fortemente relacionada ao quanto ela percebe que esta proposi????o ?? evidente.

Os comentários estão fechados.