Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Alinhamento bolivariano

Publicado em: 31-08-2013 | Por: bidueira | Em: FARCs, Pol??tica Internacional, SITUA????O NACIONAL

0

Alinhamento bolivariano

Posted: 28 Aug 2013 08:43 PM PDT

??

“L?? com l??, cr?? com cr??”…

Helio Dias Viana (*)

?? contrata????o dos m??dicos cubanos, dispensados do exame do Revalida, somou-se o ???affaire??? do senador boliviano Roger Pinto, cuja introdu????o no Brasil custou a cabe??a do chanceler Antonio Patriota.

Enquanto sobre os primeiros a presidente Dilma declarou no dia 28 em Belo Horizonte que existe ???um grande preconceito contra os cubanos???, no caso do segundo, o antigo chanceler censurou a atitude do conselheiro Eduardo Saboia ??? que trouxe o senador ??? afirmando que o governo brasileiro ???agiu sempre em respeito ?? soberania boliviana, sem deixar de buscar uma solu????o negociada???.

Quanto ?? exist??ncia de ???um preconceito contra os cubanos??? ??? declara????o seguida da informa????o de que os mesmos talvez possam permanecer depois no Brasil, dependendo da avalia????o a ser dada ao seu trabalho, contrariando assim o afirmado pelo advogado-geral da Uni??o, Lu??s In??cio Adams ???, a presidente quis com isso sugerir que os brasileiros n??o desejam tais m??dicos pelo simples fato de serem cubanos.

N??o ?? verdade. Tal recusa prov??m, de um lado, do fato de os mesmos n??o darem prova de conhecimentos suficientes da profiss??o e serem escravos de um regime opressor, para o qual ser?? destinada a quase totalidade de seus sal??rios, e de outro lado por n??o se excluir de nenhum modo a possibilidade de que tais m??dicos venham a desempenhar no Brasil o mesmo papel exercido por seus colegas na Venezuela e na Bol??via, ou seja, de agentes do regime cubano.

Sobre a declara????o de Antonio Patriota de que o governo brasileiro ???agiu sempre em respeito ?? soberania boliviana, sem deixar de buscar uma solu????o negociada???, eu n??o a contesto, por desconhecer os precedentes do caso.

Mas conv??m lembrar que o princ??pio que rege toda e qualquer diplomacia ?? o da reciprocidade, a qual nem de longe vem sendo observada pelo governo de Evo Morales. Basta recordar sua intoler??vel atitude em rela????o ?? Petrobr??s, tomada no mesmo dia em que aquele presidente chegava da Venezuela…

* ?? ?? ?? ?? * ?? ?? ?? ??*

Mas admitindo que em rela????o ao caso do senador boliviano o governo brasileiro tenha se pautado segundo o declarado acima, no caso de Honduras ele pura e simplesmente hostilizou o governo e o povo hondurenhos ao receber Manuel Zelaya na embaixada do Brasil em Tegucigalpa e ali mant??-lo durante v??rios meses em aberta confronta????o com o governo legitimamente institu??do de Roberto Micheletti, o que ?? contr??rio ?? praxe diplom??tica.

E na mesma ocasi??o, entrevistado por uma jornalista de ???O Globo???, o ent??o chanceler Celso Amorim apoiou Zelaya e disse que a direita n??o tinha mais vez na Am??rica Latina.
A conclus??o ?? clara: os governos petistas tomam o maior cidado em n??o melindrar os cubano-bolivarianos seus aliados, mas s??o truculentos e desp??ticos quando se trata de governos de tend??ncia oposta.

Quando j?? havia conclu??do o presente artigo, leio a not??cia de que o governo boliviano pediu ao Brasil a devolu????o do senador. Do mesmo modo como quatro semanas depois de sancionar a assassina lei do aborto a presidente Dilma declarou que esteve preocupada pelo fato de Eduardo Saboia ter exposto a vida do senador Roger Pinto, n??o causar?? surpresa se tamb??m agora, esquecida do escandaloso caso do terrorista e assassino italiano Cesare Battisti, cuja extradi????o foi negada, ela decida devolver Roger Pinto.
_________????
(*) H??lio Dias Viana ?? colaborador da Ag??ncia Boa Imprensa (ABIM)

Os comentários estão fechados.