Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

E se Allende fosse vitorioso em 1973?

Publicado em: 20-09-2013 | Por: bidueira | Em: CHAVES, DIREITO DE PROPRIEDADE, Pol??tica Internacional, PT

0

20/09/13 – E se Allende fosse vitorioso em 1973?

Leandro Narloch??
TEND??NCIAS/DEBATES Folha de S??o Paulo


Obra de destaque da arquitetura socialista, o Muro Chile-Peru evita que chilenos caiam nas garras do imperialismo capitalista??
Bem-vindo ?? Rep??blica Socialista do Chile, o segundo mais duradouro regime comunista da Am??rica Latina. Em setembro de 2013, o Chile comemora os 40 anos da Revolu????o Salvadora, o heroico epis??dio em que o presidente Salvador Allende derrotou as tropas do general Augusto Pinochet e implantou um regime revolucion??rio de partido ??nico que se mant??m vibrante at?? hoje.
Aos 105 anos, mas em pleno vigor intelectual, Salvador Allende continua no cargo de l??der supremo da revolu????o. Desde 2006, ele delegou a maior parte de seus poderes ?? sua sobrinha Isabel Allende.

Em seu mais recente discurso, proferido durante quatro horas na Pra??a Mao Ts??-tung e exibido em nosso ??nico canal de TV, Isabel Allende afirmou que as armas nucleares chilenas s?? ser??o usadas contra o Peru e a Argentina caso esses pa??ses insistam em financiar dissidentes.??

S??o ineg??veis os ganhos da revolu????o. A taxa de analfabetismo e a mortalidade infantil est??o entre as de pa??ses desenvolvidos –e muito acima dos vizinhos latino-americanos. ?? verdade que o Chile enfrenta um longo racionamento de comida e o desabastecimento de produtos. Mas ?? preciso esclarecer que s??o falhas causadas pelo bloqueio econ??mico dos Estados Unidos.??

Al??m disso, o governo acaba de anunciar novas f??bricas estatais de produtos b??sicos, que dever??o sanar os problemas de abastecimento de p??o e roupas j?? em 2019. Outra boa not??cia ?? que grande parte dos trabalhadores ingressar?? nas novas ind??strias por vontade pr??pria.??

Uma das obras de maior destaque da arquitetura socialista chilena ?? o Muro Chile-Peru. Com extens??o total de 160 quil??metros, cobrindo a fronteira com o vizinho do norte, o muro foi constru??do com a ajuda de engenheiros da Alemanha Oriental. Al??m da import??ncia como monumento, bem mais imponente que o Muro de Berlim, a obra tem a fun????o de evitar que chilenos incapazes de entender os ideais da revolu????o caiam nas garras do imperialismo capitalista.??

Como toda a revolu????o que desafia as elites, o regime chileno tem opositores. Blogueiros e organiza????es, financiados pela CIA, acusam o governo Allende de maquiar estat??sticas relevantes para o c??lculo do IDH, censurar jornais e ter executado, num fict??cio campo de concentra????o no deserto do Atacama, pelo menos 400 mil dissidentes.??

?? verdade que houve conflitos a partir de 1973, mas os mortos somam a metade desse n??mero –e eram todos eles agentes infiltrados da CIA e seus informantes, condenados em nossos tribunais revolucion??rios.??

Tamb??m h?? exagero na estimativa de chilenos que morreram de frio nos Andes ao tentar atravessar a p?? a fronteira para a Argentina. Os opositores da revolu????o falam em 340 mil mortos –mas o n??mero total n??o chega a um ter??o disso.

?? lament??vel que alguns cidad??os, tomados pelo individualismo burgu??s, recusem-se a contribuir com a revolu????o. N??o se pode levar a s??rio os opositores. Dizem que o Chile seria hoje o pa??s mais rico da regi??o se tivesse optado por uma postura econ??mica neoliberal. Ora, isso ?? ris??vel. Alucina????es e disparates como esse jamais conseguir??o abalar os grandes feitos do Via Chilena do Comunismo.

 

Os comentários estão fechados.