Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Uruguai: Comiss??o da “verdade”

Publicado em: 08-06-2015 | Por: bidueira | Em: CHAVES, Comiss??o da Verdade, Esquerda cat??lica, Pol??tica Internacional, Terrorismo

0

Original in Spanish: Destaque Internacional
http://www.cubdest.org/1506/c1506uy.htm
Translation into Portuguese: Gra??a Salgueiro

Uruguai: (In)Verdade hist??rica, ressentimento esquerdista e ???lumpen???
Destaque Internacional
1.??
Na Am??rica Latina, nas d??cadas de 1960 e 1970, guerrilheiros dominados por um fanatismo marxista, freq??entemente influenciados por ideologias cat??lico-liberais, cometeram crimes de lesa-p??tria e de lesa-humanidade para instalar a sangue e fogo ditaduras comunistas no pior estilo das ent??o existentes na Uni??o Sovi??tica, China e Cuba. Hoje, ao menos uma parte desses ex-guerrilheiros e de seus seguidores, manifesta ressentimento e esp??rito de vingan??a pelo fato de que fracassaram em seu intento de implantar na Am??rica Latina esse ???eixo do mal??? de ditaduras comunistas.
2.??
Os que participaram dessa viol??ncia guerrilheira, e seus atuais nost??lgicos, tratam de justificar esse esp??rito vingativo alegando que durante o per??odo em que agrediram a sociedade com as armas, ocorreram injustific??veis crimes e abusos por parte de membros de ??rg??os de seguran??a de pa??ses latino-americanos. Desvirtuou-se dessa maneira o leg??timo direito do Estado e de suas institui????es de neutralizar as guerrilhas para defender o Estado, a pr??pria na????o e a popula????o injustamente agredida.
3.??
Os ex-guerrilheiros, n??o obstante, fazem total sil??ncio sobre o fato de que eles mesmos, com sua agress??o ?? sociedade, est??o na causa de processos de caos social e pol??tico pelo qual passaram v??rios pa??ses, alguns dos quais praticamente sofrendo cru??is guerras civis, inclusive deplor??veis abusos na repress??o.
4.??
Esses mesmos ex-guerrilheiros e seus atuais seguidores fazem sil??ncio tamb??m, porque n??o lhes conv??m, sobre outro motivo de ressentimento e vingan??a que os move: n??o conseguem digerir at?? hoje o fato de que, nas d??cadas de 1960 e 1970, as maiorias latino-americanas, inclusive os setores mais despossu??dos, n??o se deixaram seduzir pelos cantos de sereia das esquerdas violentas. Essa importante circunst??ncia hist??rica contribuiu decisivamente para o isolamento pol??tico dos guerrilheiros e inclusive sua derrota militar. Por exemplo, em documentos internos dos guerrilheiros tupamaros uruguaios, que n??o se desmentiram, constam refer??ncias depreciativas contra as pessoas humildes que n??o se deixaram levar por esses cantos de sereia revolucion??rios, com baixas express??es tais como ???lumpen??? e ???desprez??veis???.
5.??
Um terceiro motivo de ressentimento e esp??rito vingativo ?? o fato, tamb??m bastante silenciado ou contornado pelas esquerdas, na medida do poss??vel, ?? a vergonhosa queda do muro de Berlim e da pr??pria cortina de ferro, em 1989 e 1990, que deixou manifesto que o comunismo ao qual os ex-guerrilheiros quiseram nos arrastar, somente gerou um panorama de injusti??a, mis??ria e sangue.
6.??
No Uruguai de hoje, ?? nesse contexto de premissas silenciadas que pode-se entender mais cabalmente o recente andamento do Grupo de Trabalho pela Verdade e Justi??a, sob o impulso do ???moderado??? presidente V??squez, que tenta por esse meio satisfazer as ??nsias de vingan??a dos setores de extrema esquerda de seu atual governo.
7.??
O alegado objetivo do referido Grupo de Trabalho ?? o de analisar o ocorrido, em mat??ria de direitos humanos, n??o somente durante a ditadura c??vico-militar entre 1973 e 1985, sen??o um per??odo que agora ampliaram para incluir tamb??m um governo civil anterior aos militares, que foi eleito democraticamente e no qual os tupamaros receberam duros reveses militares e pol??ticos.
8.??
O mencionado Grupo de Trabalho pretende restringir suas investiga????es ??s viola????es de direitos humanos de organismos do Estado, omitindo qualquer refer??ncia ??s viola????es de direitos humanos perpetradas pelos guerrilheiros marxistas comunistas uruguaios. Trata-se de uma parcialidade que contribui para desqualificar, antecipadamente, o trabalho da tal comiss??o.
9.??
A vingativa esquerda uruguaia, com essa gigantesca omiss??o, tenta manipular a verdade e a justi??a, tratando de fazer esquecer os crimes dos Tupamaros e promovendo, na realidade, uma comiss??o de (in)verdade e de (in)justi??a hist??rica.
10.??
No mesmo sentido de agress??o ?? verdade e ?? imparcialidade hist??rica, vale mencionar o objetivo anunciado pelo novo secret??rio geral da OEA, o ex-chanceler uruguaio Luis Almagro, no sentido de que a ???OEA deve fazer um mea culpa por ter expulsado Cuba??? em 1962. O Dr. Almagro confessa dessa maneira que est?? disposto a contribuir para que o regime agressor comunista cubano, que depois de quase seis d??cadas continua oprimindo o povo cubano, passe como por arte de prestidigita????o psicol??gica, e contra todas as evid??ncias da verdade hist??rica, ao papel de v??tima inocente.
11.
Poucos percebem o perigo inerente a este revisionismo hist??rico imposto n??o pela Hist??ria e pelo trabalho imparcial do historiador, mas por decretos voluntaristas de car??ter e finalidade pol??tico-ideol??gica. Por tr??s deste revisionismo se esconde, na verdade, um processo de condena????o dos mecanismos de defesa que toda sociedade civilizada legitimamente deve ter ante a agress??o terrorista.
12.
O objetivo das esquerdas rancorosas ?? claro: trata-se de inocentar, de qualquer maneira, o comunismo e de condenar, seja como for, o anti-comunismo.

Apontamentos de Destaque Internacional. Domingo 13 de maio de 2015. Respons??vel: Javier Gonz??lez. E-mail:destaque2016@gmail.com??(opini??es, pedidos de subscri????o e remo????o, sugest??es, etc.).

__._,_.___
??

Os comentários estão fechados.