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Trumpismo, Putinismo e eletricidades

Publicado em: 30-01-2016 | Por: bidueira | Em: Elei????es americanas, Pol??tica Internacional

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Ag??ncia Boa Imprensa

Trumpismo, Putinismo e eletricidades

Gonzalo Guimaraens – Destaque Internacional

Observando da Am??rica do Sul o processo pr??-eleitoral que se desenvolve nos Estados Unidos ??? o qual se encerrar?? dentro de algumas semanas com a elei????o dos candidatos presidenciais de cada partido ???, a rea????o ?? de expectativa e preocupa????o.

A expectativa deve-se ?? natural influ??ncia daquela grande na????o no nosso continente: qualquer espirro que ela d?? pode repercutir politica e economicamente em toda a vasta regi??o ao sul do Rio Grande.

A preocupa????o, de um lado, surge do fato de que, como de costume, os candidatos mais prov??veis a se elegerem quase n??o demostram interesses pela Am??rica do Sul, que continuam considerando com desprezo e injustamente como um quintal, e n??o como p??ndulo decisivo para os pr??prios interesses dos Estados Unidos. E, de outro lado, ela se justifica diante de um fen??meno psicol??gico singular que envolve um dos candidatos republicanos com maior possibilidade de ser eleito: o Sr. Donald Trump.

Pelo menos ?? dist??ncia, parece existir uma esp??cie de onda ???magn??tica??? de vibra????es, a qual envolve, protege e impulsiona o candidato Donald Trump, que atrai n??o tanto pela l??gica e pelos argumentos quanto por essas esp??cies de ???vibra????es??? que transmite. Vibra????es que contribuem para atrair quase incondicionalmente, de uma maneira dif??cil de entender e explicar, setores expressivos do centro e da direita republicana.

Como diversos especialistas imparciais t??m demonstrado, e como ?? do conhecimento nos Estados Unidos, em quest??es ideol??gicas e morais o Sr. Trump tem um passado e um presente cheio de contradi????es, dos quais saem perdendo a propriedade privada, a livre iniciativa, a fam??lia e a prote????o dos nascituros. Ontem ele disse uma coisa, hoje fala o contr??rio, e ningu??m sabe o que vai dizer amanh??; para n??o mencionar suas atitudes exc??ntricas e at?? mesmo com tons rid??culos.

A constata????o das contradi????es de Trump bastaria para desqualificar um candidato diante do p??blico de centro e de direita do mais modesto dos pa??ses latino-americanos.

Entretanto, esse mecanismo de an??lise objetiva e imparcial parece n??o funcionar neste momento em rela????o a ele, precisamente num pa??s cujos melhores elementos centristas e conservadores se orgulham de ser racionais e sensatos, n??o se deixando levar por ondas emocionais.

N??o temos explica????o para esse fen??meno de ???eletricidades??? coletivas que quais ?????m??s??? psicol??gicos influenciam tanto centristas quanto conservadores, impulsionando-os para a figura t??o controvertida do Sr. Trump. Se n??o temos uma explica????o sociol??gica suficiente, menos ainda dispomos de uma solu????o para o problema.

De qualquer maneira, levantar um tema t??o complexo pode contribuir em certa medida para que se estude e se debata esse fen??meno t??o singular de obnubila????o da raz??o e da supremacia da emotividade.

Temos o direito, enquanto observadores internacionais, de constatar a exist??ncia dessas contradi????es nos setores do centro e da direita dos Estados Unidos que apoiam o Sr. Trump, e de identificar esse sui generis ??m?? psico-magn??tico que parece constituir o instrumento principal de atra????o desse candidato.

Caso se deseje ir mais longe, o que n??o ?? o caso nas presentes notas, poder-se-iam analisar as carreiras pol??ticas de Putin na R??ssia e de Le Pen na Fran??a, ambas marcadas por uma ???eletricidade??? talvez similar.

Reiteramos que nossa inten????o ?? colaborar, enquanto observadores da realidade internacional, para levantar o tema e promover um saud??vel debate em torno desses fen??menos de psicologia social que podem definir o rumo dos Estados Unidos e das tr??s Am??ricas.

_______

(*) Notas de ???Destaque Internacional??? ??? uma vis??o ???politicamente incorreta??? feita a partir da Am??rica do Sul. Documento de trabalho (Quinta-feira, 28 de janeiro de 2016). Este texto, traduzido do original espanhol por Paulo Roberto Campos, pode ser divulgado livremente.

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