Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Caldo de cultura delet??rio

Publicado em: 10-02-2016 | Por: bidueira | Em: DIREITO DE PROPRIEDADE, Esquerda cat??lica, PT, REVOLU????O DE 64, SITUA????O NACIONAL, Terrorismo

0

Ag??ncia Boa Imprensa

Caldo de cultura delet??rio

P??ricles Capanema

Dia desses, numa banca de jornal, ouvi de velhote espevitado: ??? Quem ?? o maior respons??vel moral pela roubalheira no governo? Arriscou uma mo??a baixinha: ??? O big? Os pol??ticos do PT e tamb??m os mandachuvas dos outros partidos com eles. ??? A dona da banca, altona, meio enfezada: ??? S?? bandalheira? Tem a carestia, desemprego. ??? Ficou por a?? a conversa. Pesad??o, pensei com meus bot??es: ??? Tem ainda o projeto totalit??rio, a agenda libert??ria, a busca obsessiva da hegemonia.

Responsabilidade moral, n??o a imediata, foi a pergunta. Ontem, por acaso, passei os olhos em subs??dios preciosos para uma boa resposta. Vieram de Jos?? de Souza Martins, celebrado soci??logo, aposentado da USP, 45 livros publicados. Foi ainda professor em cursos promovidos pela CNBB. Na d??cada de 80, disc??pulos seus participaram da funda????o do PT e, quatro anos depois, do MST. Do ramo, se v??.

Com a seguran??a do grande estudioso, garante ele (Veja 2.463, p??ginas amarelas): ??? O Partido dos Trabalhadores surgiu no ABC paulista. Tratava-se, do ponto de vista formal, de um partido cat??lico. O PT foi gestado desde os anos 50 pelo primeiro bispo de Santo Andr??, dom Jorge Marques de Oliveira. Dom Jorge me disse que os trabalhadores do ABC ficavam no Centro Oper??rio Cat??lico jogando pingue-pongue. Ele os incentivava a ir para a porta da f??brica. Dom Jorge inventou Lula, antes que Lula soubesse disso, ao criar as bases para o surgimento do PT???.

O professor Souza Martins simplifica. Propriamente, o PT ?? filho da esquerda cat??lica, nunca medraria nos campos do catolicismo conservador ou tradicional. O que houve (e h??) foi condescend??ncia, complac??ncia, ??s vezes cumplicidade, do catolicismomainstream em rela????o ?? esquerda cat??lica.

Volto aos trilhos. Dom Jorge (1915-1989), dos expoentes dessa orienta????o, est?? entre os oito signat??rios brasileiros, junto com dom H??lder e dom Jos?? Maria Pires, do Pacto das Catacumbas, de cujas doutrinas nasceu a Teologia da Liberta????o. Com efeito, o antigo ant??stite de Santo Andr?? foi assistente eclesi??stico da JUC, de onde, prestigiado, saltou em 1946, aos 31 anos, para o episcopado, na ocasi??o o bispo mais novo do mundo. Foi sempre presen??a destacada nos c??rculos da A????o Cat??lica a partir dos anos 40 at?? ser substitu??do em 1975 na dire????o da diocese de Santo Andr?? [respons??vel pelo Grande ABC] por dom Cl??udio Hummes quem, ali??s, caminhou na trilha aberta por dom Jorge.

Dois pontos importantes nas observa????es de Souza Martins. Primeiro, dom Jorge ??? e, digo eu, como ele, outros bispos ??? fez com que numerosos oper??rios cat??licos, antes ap??ticos, se tornassem ativistas, passassem a bafejar a esquerda sindical e depois nela militassem. Segundo, sem descer at?? tal detalhe, est?? no bojo das palavras de Souza Martins, o PT germinou no caldo de cultura da A????o Cat??lica. Dom Jorge em Santo Andr??, ?? vera, cultivou tais germes com maior aplica????o que outros bispos de orienta????o parecida. E por isso ali no ABC, como em casa pr??pria, firmaram-se lideran??as de esquerda, em particular Lula.

Conv??m destacar aqui, para melhor entender as observa????es de Souza Martins, na A????o Cat??lica eram particularmente virulentos os germes do progressismo. Na sociedade e na pol??tica, alguns de seus seguidores se radicalizaram mais, outros ficaram pelo caminho, estacionando em diferentes graus de esquerdismo. O PDC, com faixas condicionadas por h??bitos conservadores, se nutriu naquelas ??guas. J?? a A????o Popular, de mesma raiz (saiu da JUC) foi al??m e, na l??gica dos demolidores princ??pios esposados, desembocou, j?? marxista, na guerrilha comunista.

Agora, a resposta ?? pergunta do velhote. A grande responsabilidade moral pela degrada????o generalizada causada pelos desgovernos petistas repousa nos ombros dos dirigentes da A????o Cat??lica que, com seus v??rios ramos, desde a d??cada de 30, produziu no Brasil gigantesca mudan??a de convic????es e mentalidades, em graus diferentes favorecedoras da esquerda. ?? claro, o PT teve ainda o setor intelectual e o setor sindical de ra??zes laicas. Mas teriam import??ncia reduzida, inexistisse o caldo de cultura produzido pela A????o Cat??lica.

Em 1943, o prof. Plinio Corr??a de Oliveira, ent??o presidente da A????o Cat??lica em S??o Paulo, publicou com grande repercuss??o o livro ???Em defesa da A????o Cat??lica???, den??ncia contra o progressismo e o modernismo, ent??o em disfar??ada e r??pida expans??o nos ambientes cat??licos. Sem essa vacina (e a a????o subsequente de Plinio Corr??a de Oliveira na mesma dire????o) a situa????o nacional hoje seria bem pior. Com efeito, a esquerda cat??lica ocupou espa??os, conquistou posi????es importantes, como apontei aqui, criou o caldo de cultura no qual nasceu o PT, mas teve seu passo prejudicado pelo olhar desconfiado de muita gente que, esclarecida pelas posi????es do livro, com lucidez ali n??o via luta por justi??a, mas a????o favorecedora do socialismo, sempre flagelo dos pobres a quem enganadoramente proclama defender.

Os comentários estão fechados.