Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Francisco ?? um dos nossos…

Publicado em: 01-01-2017 | Por: bidueira | Em: Aquecimento Global, DIREITO DE PROPRIEDADE, Esquerda cat??lica, Pol??tica Internacional

0

Francisco ?? um dos nossos

P??ricles Capanema

O jornal alem??o K??lner Stadt-Anzeiger em 25 de dezembro publicou reveladora entrevista do ex-frei Leonardo Boff, conduzida por Joachim Frank, especialista em assuntos religiosos. Como se sabe, o antigo frade foi punido, com o benepl??cito de Jo??o Paulo II, pelo ent??o cardeal Josef Ratzinger (depois Bento XVI) por defender doutrinas heterodoxas. Desde come??os de d??cada de 80 vive com uma senhora divorciada, antiga auxiliar sua, m??e de seis filhos. De forma desafiante, Boff divulgou tal uni??o em rumorosa entrevista ?? Folha de S??o Paulo, 21 de novembro de 1993. Por que lembro fatos conhecidos? Para mostrar a gravidade do esc??ndalo causado por recentes afirma????es suas.

Na entrevista, reproduzida por outros ??rg??os de divulga????o, Leonardo Boff tranquilamente se coloca pr??ximo ao Papa Francisco. N??o tem medo de ser desmentido ou desautorizado. N??o ser??. Declara????es assim s??o antes combinadas. Ou pelo menos, ele est?? seguro que o Papa gostar?? de ser tido pr??ximo ao ex-frade de vida e doutrina escandalosas, corifeu da Teologia da Liberta????o, propagandista do PT e amigo de Fidel Castro. Um fato entre centenas, em 12 de mar??o de 2016 enviou carta p??blica a Lula, pedindo-lhe que assumisse um cargo oficial no governo Dilma como forma de tentar evitar a derrocada final, da qual extraio: ???Caro amigo-irm??o Lula, Vc, meu querido amigo-irm??o Lula, deve assumir um cargo de ministro da Rep??blica. Meus melhores votos a vc, Marisa e a toda sua fam??lia, de minha parte e da parte da M??rcia, que muito o admiramos e amamos. Leonardo Boff e M??rcia Miranda???.

Vamos a trechos da entrevista deprimente: ???Francisco ?? um dos nossos. Fez da Teologia da Liberta????o uma propriedade comum da Igreja e a ampliou. Quem fala hoje dos pobres, fala tamb??m da terra. […] Assim, diz o Papa ??? e ele ent??o cita um dos t??tulos de um de meus livros ??? precisamos ouvir a um tempo o grito do pobre e o grito da terra. Recentemente eu mesmo ampliei a Teologia da Liberta????o. Esta [a dimens??o ecol??gica] ?? tamb??m o novo aspecto fundamental daLaudato S?????.

O radicalismo social, comento, j?? conhecido, agora est?? vindo junto com o extremismo ecol??gico. Como o comunismo foi um flagelo para os pobres, o ecologismo extremado acarretar?? cat??strofes para todos os homens.

O jornalista pergunta: ???O Papa leu seus livros????

Resposta: ???Mais ainda. Para a reda????o da Laudato S??, pediu-me material. Dei conselhos e enviei-lhe parte do que havia escrito. Ele usou. Algumas pessoas me disseram, pensavam enquanto liam ???Espera, isto aqui ?? Boff???. A prop??sito, o pr??prio Papa me disse diretamente: ???Boff, n??o envie o material diretamente para mim??????.

O entrevistador: ???Por que n??o????

Leonardo Boff: ???[O Papa disse]: ???Os subsecret??rios o interceptar??o e eu n??o o receberei. Mande o material direto para o embaixador argentino, com quem tenho boas rela????es, assim chegar?? ??s minhas m??os???. Um dia antes da publica????o da enc??clica, o Papa mandou me ligar para agradecer a ajuda???.

O rep??rter continua: ???Um encontro pessoal com o Papa est?? ainda fora da agenda????

O ex-frade: ???O Papa procurou reconcilia????o com os mais importantes representantes da Teologia da Liberta????o: com Gustavo Gutierrez, Jon Sobrino, tamb??m comigo. Eu disse a ele, pensando em Bento XVI: ???Mas o outro est?? ainda vivo. Ele n??o aceitaria???. Respondeu-me: ???N??o, o Papa sou eu???. Somos bem-vindos???.

O jornalista: ???Ent??o, por que n??o houve o encontro????

Leonardo Boff: ???Recebi convite, j?? estava em Roma. Mas, no dia, logo antes do come??o do segundo s??nodo sobre fam??lia em 2015, 13 cardeais […] ensaiaram uma rebeli??o contra o Papa. […] O Papa estava furioso e me disse: ???Boff, n??o tenho tempo. […] Vamos nos encontrar mais na frente??????.

De fato, n??o havia rebeli??o de 13 cardeais. ?? mais uma falsidade de Leonardo Boff, useiro e vezeiro de frases altissonantes e de torcer fatos, servido por uma cr??tica complacente, tantas vezes simp??tica a suas ideias. Na mesma entrevista, Leonardo Boff divulga outras falsidades a respeito dos quatro cardeais que apresentaram respeitosamente os hoje famosos ???dubia??? ao Papa Francisco: ???Este cardeal Burke, que agora, junto com o cardeal Meisner, escreveu outra carta ao papa, ?? o Donald Trump da Igreja Cat??lica [ri]. Mas, ao contr??rio de Trump, foi neutralizado dentro da C??ria. Gra??as a Deus. […] Estes cardeais publicamente acusam o Papa de erros teol??gicos ou mesmo de heresias, ?? demais. ?? uma afronta que o Papa n??o pode suportar. O Papa n??o pode ser julgado, ?? a doutrina da Igreja???.

Os quatro cardeais n??o acusaram o Papa de heresia. E n??o est??o julgando o Papa, no sentido cl??ssico, de que o Papa, acima do Direito Can??nico, n??o pode ser julgado. Fizeram ju??zos intelectuais sobre suas a????es e ideias e formularam perguntas. S??o Paulo agiu de forma parecida com S??o Pedro em certa ocasi??o. O antigo religioso falseia os fatos, e n??o ?? a primeira vez.

Outra pergunta do jornalista: ???Com todo seu entusiasmo pelo Papa, o que dizer das reformas na Igreja, esperadas por tantos cat??licos????

Leonardo Boff: ???Recentemente, o cardeal Walter Kasper, confidente pr??ximo ao Papa, me garantiu que haver?? algumas grandes surpresas???.

Meu ponto agora ??, repito, esta foi entrevista apta para prestigiar Leonardo Boff, mostrando-o pr??ximo ao Papa Francisco. E tamb??m suas ideias. Deixa escandalizados milh??es de fi??is que v??m o Vig??rio de Cristo favorecendo um promotor do comunismo, corifeu da Teologia da Liberta????o, condenada severamente pelos seus dois antecessores mais pr??ximos no Trono de S??o Pedro. S??o filhos espirituais que, com todo direito, esperam o p??o da boa doutrina. E aqui dele s??o privados. Como n??o se recordar com tristeza da passagem evang??lica? ???E, se algum de v??s pedir p??o a seu pai, porventura dar-lhe-?? ele uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, porventura, dar-lhe-?? ele, em vez do peixe, uma serpente? Ou se lhe pedir um ovo porventura dar-lhe-?? um escorpi??o???? (Lc, 11; 11-12).

Os comentários estão fechados.