Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

No dia da P??tria, homenagem ?? Nossa General??ssima!

Publicado em: 08-09-2018 | Por: bidueira | Em: Ambientes, Costumes, SITUA????O NACIONAL, Tradi????es

0

 

Nossa Senhora Aparecida

 

Poucos brasileiros contempor??neos sabem, mas Nossa Senhora Aparecida recebeu das For??as Armadas a patente de??General??ssima do Ex??rcito Brasileiro. Isso h?? 50 anos.

Quando em 1822 Dom Pedro II proclamou a nossa Independ??ncia, o Brasil recebeu de Nossa Senhora,?????logo ao nascer como na????o???,??segundo feliz express??o de Plinio Corr??a de Oliveira,?????o primeiro sorriso e a primeira b??n????o???.

Era portanto natural que as nossas For??as Armadas prestassem essa justa homenagem a quem tanto papel teve na Hist??ria do Brasil. Este fato ?? rememorado pelo artigo, que aqui transcrevemos, do Ir. Andr?? Luiz Oliveira, mission??rio redentorista, escritor, teologando, mari??logo, associado da??Academia Marial de Aparecida.

Prestamos tamb??m n??s, desta forma, neste 7 de setembro de 2018, comovida e reconhecida homenagem ?? nossa General??ssima, que ?? tamb??m Rainha e Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora Aparecida

Os t??tulos de Aparecida:

General??ssima do Ex??rcito

Da s??rie de artigos marianos sobre os t??tulos eclesi??sticos e civis concedidos a Nossa Senhora da Concei????o Aparecida, deve especial destaque o de??General??ssima do Ex??rcito Brasileiro; por tratar-se de um t??tulo completamente civil e ??nico na hist??ria do pa??s, outorgado em 1967, cujo jubileu de ouro (50 anos) comemoramos. Em sua vertente masculina ??? General??ssimo ??? trata-se de uma das mais altas patentes militares, de car??ter exclusivo masculino. O termo, que ?? um superlativo da palavra General, ?? utilizado para descrever Generais, cujos cargos foram al??m do normalmente permitido pelas patentes militares.

Em 17 de abril de 1965, uma comiss??o de militares de Belo Horizonte, encaminharam ao Reitor do Santu??rio de Aparecida o pedido de peregrina????o nacional da imagem, em decorr??ncia das comemora????es dos 250 anos de seu encontro, a iniciar pela capital mineira Belo Horizonte. O pedido fora levado ?? Aparecida/SP, em pergaminho, pelo Comandante da Pol??cia Militar do Estado de Minas Gerais, o documento trazia os seguintes dizeres:

???O Povo Mineiro, interpretando o desejo de todo o Povo Brasileiro, vem, pela comiss??o abaixo relacionada, respeitosamente. Pedir a Vossa Emin??ncia Reverend??ssima e ao D.D. Conselho Administrativo da Bas??lica de Nossa Senhora Aparecida, que se dignem conceder licen??a para que a Imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, seja levada em triunfante peregrina????o ??s Capitais de todos os Estados do Brasil, sendo em Bras??lia aclamada??General??ssima das Gloriosas For??as Armadas Brasileiras.???

Nossa Senhora AparecidaSegue-se a assinatura do ent??o Presidente da Rep??blica: Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco. Por??m, o pedido de peregrina????o acabou n??o sendo atendido, o t??tulo de General??ssima do Ex??rcito foi protelado e, assim, coube posteriormente ao ent??o Presidente da Rep??blica: Marechal Arthur da Costa e Silva, outorgar em 1967 o t??tulo, ato que aconteceu na capital espiritual do Brasil: Aparecida/SP, durante as comemora????es dos 250 anos do encontro da imagem, na ocasi??o em que foi solenemente entregue pelo legado pontif??cio, o Cardeal Amleto Cicognani, a??Rosa de Ouro??[foto ao lado] ??? alta condecora????o pontif??cia exclusiva a mulheres ??? oferecida pelo Papa Paulo VI em 15 de agosto de 1967. Passando assim a imagem de Nossa Senhora da Concei????o Aparecida, ter o reconhecimento civil conferida pela patente mais alta do Ex??rcito Brasileiro, sendo-lhe prestada ??s devidas rever??ncias e honras militares.

Ir. Andr?? Luiz Oliveira ??? Mission??rio Redentorista
Escritor, Teologando, Mari??logo, associado da Academia Marial.

Os comentários estão fechados.