Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

MERCOSUL-UNASUL: ???dupla alian??a??? chavista-castrista contra o Paraguai

Publicado em: 14-07-2012 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

MERCOSUL-UNASUL: ???dupla alian??a??? chavista-castrista contra o Paraguai

Posted: 13 Jul 2012 04:18 PM PDT

??
Por uma ironia da Hist??ria, o julgamento sum??rio e o consequente Golpe Internacional de Estado contra o Paraguai padeceram exatamente dos v??cios que se alegam contra o Poder Legislativo paraguaio.
??
Armando Valladares (*)
Miami (FL), 30 de junho de 2012
??

Na sexta-feira, 29 de junho, a Dupla Alian??a Mercosul-Unasul promoveu um virtual Golpe Internacional de Estado contra o Paraguai, suspendendo-o como pa??s-membro. Mercosul e Unasul reeditaram assim, no plano pol??tico, a chamada Tr??plice Alian??a, um pacto militar articulado no s??culo XIX por dois pa??ses gigantes lim??trofes contra esse pequeno pa??s sul-americano.

A escusa para esse novo golpe dos governos sul-americanos contra o pequeno Paraguai foi a de que a destitui????o do ex-presidente Lugo pelo Poder Legislativo teria violado as regras de jogo democr??ticas e que o mandat??rio n??o teria tido todo o tempo necess??rio para se defender devido ?? celeridade do processo de destitui????o.

Por uma ironia da Hist??ria, o julgamento sum??rio e o consequente Golpe Internacional de Estado contra o Paraguai padeceram exatamente dos v??cios que se alegam contra o Poder Legislativo paraguaio. A contradi????o n??o poderia ser maior nem mais flagrante. Foram violadas sistematicamente as normas mais elementares da justi??a, da equidade, do respeito e da conviv??ncia democr??tica entre Estados, a ponto de o novo Presidente do Paraguai, Federico Franco, e seu chanceler terem sido proibidos de participar das reuni??es do Mercosul e da Unasul. Os gigantes condenaram o pequeno Paraguai sem sequer dar ??s suas autoridades a menor possibilidade de se defenderem.

A jornalista T??nia Monteiro, enviada especial do jornal brasileiro ???O Estado de S. Paulo??? ?? reuni??o Mercosul-Unasul, revela que os mandat??rios do Mercosul, enquanto tramavam a expuls??o do Paraguai por uma porta e articulavam a n??o menos sum??ria entrada da Venezuela chavista pela outra, n??o conseguiam ocultar a preocupa????o de que essas decis??es arbitr??rias possam ser denunciadas pelo governo paraguaio ante as cortes internacionais de justi??a e organismos an??logos.

Cupula do Mercosul em Mendoza: Venezuela “democr??tica” sim, Paraguai “golpista” n??o!

Por ocasi??o de acontecimentos pol??ticos, sociais e at?? criminais de envergadura, para encontrar as motiva????es profundas de seus protagonistas e identificar devidamente os respons??veis, os analistas costumam levantar a cl??ssica pergunta: A quem favorece o ocorrido?

No caso do Golpe Internacional de Estado contra o Paraguai, tal pergunta resulta sup??rflua em 50%, pois fica claro que se aproveitou da suspens??o desse pa??s para colocar no Mercosul a Venezuela chavista, inclus??o esta cujo maior obst??culo provinha precisamente do Senado paraguaio. Os outros 50% encontram sua resposta no ??nimo pr??-castrista quase generalizado dos mandat??rios presentes, os quais na recente C??pula das Am??ricas rasgaram as vestes por ter sido vetada a presen??a do ???democr??tico??? regime comunista de Cuba que h?? mais de meio s??culo comete um sistem??tico e criminoso genoc??dio material e espiritual contra minha querida P??tria cubana.

A quem favorece ent??o esse Golpe Internacional de Estado contra o Paraguai promovido por essa sui generis Dupla Alian??a Mercosul-Unasul? Sem d??vida, ao ???eixo do mal??? chavista-castrista da Am??rica Latina.

Em 2009, ao produzir-se em Honduras a destitui????o do presidente pr??-chavista Manuel Zelaya, levantou-se, da parte de mandat??rios, dirigentes esquerdistas, pr??-esquerdistas e inocentes ??teis do Hemisf??rio, uma das maiores gritarias internacionais jamais presenciadas.

Poucos dias antes da destitui????o de Zelaya, a OEA, reunida em Honduras e tendo ?? frente seu nefasto secret??rio-geral, havia aberto de par em par suas portas para a Cuba comunista, sem impor-lhe condi????es.

Na condi????o de cubano e de ex-preso pol??tico que passou 22 anos nas masmorras de Cuba, e tamb??m na de iberoamericano, assumi imediatamente a defesa de Honduras, escrevendo numerosos artigos nos quais denunciava a cumplicidade da OEA com as esquerdas hondurenhas. Mostrei os ???dois pesos e as duas medidas??? da ???pol??tica do garrote??? para Honduras e da ???pol??tica de sorrisos??? para a Cuba comunista, e tamb??m a responsabilidade do kerenkismo pol??tico e eclesi??stico iberoamericano pavimentando o caminho para as esquerdas.

Em 2012, tr??s anos depois da crise hondurenha, minha consci??ncia de cubano e de iberoamericano n??o me permite permanecer em sil??ncio diante de uma conspira????o pol??tica contra a pequena, sofrida e heroica na????o paraguaia. Conspira????o que tem, entre suas lament??veis consequ??ncias imediatas, o fortalecimento do chavismo e, portanto, do cord??o umbilical que a partir da Venezuela mant??m com vida os carcereiros castristas. Pe??o a ajuda da Divina Provid??ncia para a na????o paraguaia, a fim de que ela possa resistir ??s press??es internacionais inspirando-se no conselho do Ap??stolo S??o Paulo: ???Esperando contra toda a esperan??a???.
__________________
Armando Valladares, escritor, pintor e poeta, passou 22 anos nos c??rceres pol??ticos de Cuba. ?? autor do best-seller Contra toda esperanza, onde narra o horror das pris??es castristas. Foi embaixador dos Estados Unidos ante a Comiss??o de Direitos Humanos da ONU nas administra????es Reagan e Bush. Recebeu a Medalha Presidencial do Cidad??o e o Superior Award do Departamento de Estado. Escreveu numerosos artigos sobre a colabora????o eclesi??stica com o comunismo cubano e sobre a ???Ostpolitik??? vaticana em rela????o a Cuba.??

Os comentários estão fechados.