Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Enquanto as FARC rearticuladas atacam, seus opositores militares purgam na cadeia!

Publicado em: 15-07-2012 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

Enquanto as FARC rearticuladas atacam, seus opositores militares purgam na cadeia!
H??lio Dias Viana (Agencia Boa Imprensa)
??
A Col??mbia sob o governo de ??lvaro Uribe era o ??nico pa??s latino-americano que vinha tomando uma atitude firme e coerente em face da subvers??o comunista coadjuvada pelo bloco bolivariano, travando contra as FARC uma vitoriosa guerra, em vis??vel contraste com a pol??tica entreguista e concessiva dos governos anteriores.
??
Contudo, colaboradores da narcoguerrilha aninhados em movimentos de direitos humanos e Ongs da mesma orienta????o, prevalecendo-se de uma brecha deixada por Uribe ??? a transfer??ncia do foro militar para a al??ada civil ??? v??m obtendo das inst??ncias judiciais a pris??o de milhares de militares, acusando-os da pr??tica de crimes diversos.
??
Entre eles encontra-se a elite das For??as Armadas, cujos membros s??o detentores de uma inigual??vel folha de servi??os prestados ?? Col??mbia e, por consequ??ncia, ao continente. Assim, nada menos que seis generais, trinta coron??is, centenas de oficiais e suboficiais figuram entre os 2.420 militares atualmente presos.
??
Est??o, por exemplo, nessa situa????o, o general Del R??o e o coronel Plazas, ambos da reserva. O primeiro foi o mais destacado comandante militar colombiano na luta contra a subvers??o, tendo sido destitu??do pelo governo claudicante do ex-presidente Andr??s Pastrana por imposi????o das FARC. E o segundo ficou imortalizado pela sensacional invas??o e resgate, em 1985, do Pal??cio de Justi??a (foto acima), ocupado por terroristas do M-19. Enquanto o general Del R??o aguarda na pris??o h?? cinco anos por julgamento, o coronel Plazas foi recentemente sentenciado a pagar 30 anos de reclus??o por conta de uma acusa????o cujo autor se desconhece???
??
Figuram ainda, entre os presos, um coronel que foi um dos militares mais condecorados, considerado um dos maiores oficiais colombianos de todos os tempos (na pris??o h?? cinco anos aguardando julgamento), e o major respons??vel pela organiza????o e execu????o da espetacular Operaci??n Jaque (xeque-mate), em decorr??ncia da qual foram libertados, sem necessidade de um s?? tiro, Ingrid Bettancourt e diversos ref??ns da narcoguerrilha farcista.
??
Enquanto defensores da P??tria s??o assim jogados inexoravelmente nas pris??es, ex-guerrilheiros ocupam cada vez mais posi????es de destaque no cen??rio pol??tico, chegando alguns deles ?? desfa??atez de propor o desarmamento das pessoas honestas. E os ataques terroristas crescem ao mesmo tempo em todo o pa??s, um dos quais foi perpetrado recentemente em movimentada art??ria de Bogot??, ceifando a vida de dois guarda-costas do ex-ministro da Justi??a, Fernando Londo??o, ferindo a este e diversas pessoas do p??blico.
??
A ofensiva contra as For??as Armadas adquiriu tal propor????o que ???El Tiempo???, o principal jornal colombiano, noticiou em sua edi????o de 25 de junho de 2012, que dos 2.420 militares atualmente presos, somente 16% foram julgados. E que outros cinco mil encontram-se sob investiga????o. Mas que os atualmente presos que assinarem um termo de aceita????o pr??via de culpa ??? de acordo com o referido jornal, 2.200 j?? o fizeram ??? ter??o suas penas mitigadas.
??
Segundo o jornal, essa clamorosa situa????o levou o presidente da Associa????o Colombiana de Oficiais da Reserva, general Jaime Ruiz, a declarar: ???Os militares n??o est??o combatendo. Como o pa??s se encontra hoje e com as garantias que est?? dando a seus soldados, n??o vale a pena defend??-lo???.A esta declara????o ??? que ele diz traduzir o pensamento dos oficiais da ativa que n??o podem falar ??? soma-se uma dura carta enviada pelos militares da reserva ao presidente Juan Manuel Santos, na qual a certa altura dizem: ???A Col??mbia ?? o ??nico pa??s do mundo que enfrenta um conflito armado com legisla????o de paz e sem foro militar???.
??
???El Tiempo??? conclui: ???O certo ?? que muitos dos militares que ontem foram her??is p??blicos hoje est??o na imin??ncia de passar a metade de suas vidas na cadeia???.
??
Nossa conclus??o ?? que, em nome dos ???direitos humanos???, est?? sendo sacrificada a liberdade n??o s?? de valorosos militares injustamente punidos por terem ousado punir a subvers??o em defesa da P??tria amea??ada, mas a de 45 milh??es de colombianos agredidos pelas FARC e que consideram suas For??as Armadas como a institui????o de maior credibilidade do Pa??s.
??

Os comentários estão fechados.