Matérias em Destaque

Historiador americano reconhece a grandeza da obra...   Benjamin Cowan, renomado professor americano, em seu recente livro comprova o crescimento mundial do movimento conservador e confessa que é a obra e a épica legenda do fundador da TFP brasileira...

Leia mais...

Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista,... PLD em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=olvwMBxeUU8 Nunes Marques interrompe, mediante pedido de vista, as principais ações antiarmas em curso no STF

Leia mais...

Mais um projeto de lei equivocado para modificar o... Pela Legitima Defesa Cel. Paes de lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=tSzpv6N5ui8

Leia mais...

Idoso defende o lar e repele roubo. Enquanto isso,... PLD em foco Cel. Pes de Lira comenta https://www.youtube.com/watch?v=OP81V6lfdCQ

Leia mais...

Entram em vigor (ou não!?) novos decretos regulamentadores... Pela Legitima Defesa em Foco Cel. Paes de Lira comenta https://www.pelalegitimadefesa.org.br/npld/

Leia mais...

  • Anterior
  • Proximo

Estados Unidos: elei????es presidenciais, Am??rica Latina e Cuba

Publicado em: 28-08-2012 | Por: bidueira | Em: Pol??tica Internacional

0

Mais um importante artigo de Destaque Internacional, traduzido gentilmente por Da. Gra??a Salgueiro. Recomendo sua leitura e an??lise por todos os amigos.
??
Destaque Internacional
??
O exemplo mais desastroso da aposta obamista em prol dos pseudo ???moderados??? foi o apoio de Obama ao ent??o presidente Lula, do Brasil, a quem chegou a elogiar como um modelo de aliado confi??vel.
??
1. As elei????es presidenciais nos Estados Unidos, que se realizar??o no pr??ximo 06 de novembro, despertam natural interesse na Am??rica Latina e especialmente no Caribe, na ilha-c??rcere de Cuba, no que diz respeito ?? pol??tica externa do pr??ximo governo. Pela gravita????o natural que os Estados Unidos continuam tendo nas Am??ricas, o futuro pol??tico da Am??rica Latina em boa medida depende dos resultados das pr??ximas elei????es presidenciais norte-americanas.
??
2. Nesse sentido, o panorama ?? preocupante. A impress??o que se tem da pol??tica do presidente Obama para com a Am??rica Latina ?? a de que o governo norte-americano navegou ?? deriva em todos esses anos, sem rumo definido, sem b??ssola, se deixando levar ??s vezes pelas correntes de superf??cie e, outras vezes, pelas correntes subterr??neas que continuam movendo-se no continente, em um sentido desagregador e esquerdizante.
??
3. O populismo chavista se expandiu quase sem obst??culos por v??rios pa??ses da regi??o, alentando abertamente o anti-norte-americanismo, e o presidente norte-americano o m??ximo que fez para se opor diplomaticamente foi adular os mandat??rios esquerdistas ???moderados???, apresentando-os como uma alternativa aos ???radicais???. O exemplo mais protuberante e mais desastroso dessa aposta obamista em prol dos ???moderados ??teis??? foi o apoio de Obama ao ent??o presidente Lula, do Brasil, a quem chegou a elogiar em foros continentais como um modelo de mandat??rio s??rio e de aliado confi??vel.
??
4. Na realidade, o ???moderado??? presidente Lula n??o fez outra coisa sen??o fazer um trabalho de sapa contra os Estados Unidos e desalentar na Am??rica Latina as rea????es que surgiram contra o chavismo e o castrismo. Com isso, com a aprova????o de Obama, Lula, assumindo o papel de pseudo ???moderado???, dedicou-se a pavimentar o caminho aos ???radicais??? anti-norte-americanos. Sua sucessora no cargo, a tamb??m ???moderada??? presidente Dilma, no que diz respeito ?? Venezuela, Cuba, Bol??via, Equador e, mais recentemente, no que h?? em rela????o ao Paraguai, n??o fez sen??o continuar essa lament??vel pol??tica externa lulista. O governo Obama, ent??o, simplesmente deixou o campo livre para neo-imperialismos de p??ssima orienta????o em pol??tica externa, que se delinearam na regi??o.
??
5. Por??m, ?? preciso dizer que o desastre da pol??tica norte-americana para com a Am??rica Latina e o Caribe n??o foi um triste privil??gio do governo Obama. A falta de rumos e de vis??o pol??tica dos sucessivos governos norte-americanos com rela????o ?? nossa regi??o parece ser cr??nica, e essa esp??cie de estrabismo afetou tanto a democratas quanto a republicanos. Por esse motivo, n??o temos a priori nenhuma ilus??o com o que o candidato presidencial republicano possa fazer de positivo com rela????o ?? Am??rica Latina. ?? preciso verificar, nas pr??ximas semanas, quais ser??o as propostas que esse candidato republicano poder?? apresentar para a regi??o. Fazemos votos para que essas eventuais propostas sejam s??lidas, inteligentes e pratic??veis, por??m, como foi dito, sem ilus??es.
??
6. Na Am??rica Latina existem influentes correntes de centro e de direita partid??rias da liberdade, do sistema de propriedade privada e da institui????o da fam??lia. Essas correntes est??o representadas nos mais variados setores da vida de seus respectivos pa??ses, sejam pol??ticos, econ??micos, educacionais, jornal??sticos, institucionais, etc. Nada seria mais f??cil para um candidato presidencial norte-americano do que elaborar um plano de a????o que tivesse como um objetivo primordial estabelecer pontes culturais e diplom??ticas com essas correntes de centro e direita latino-americanas, que s??o naturais aliadas de correntes similares existentes hoje, com not??ria pujan??a, nos Estados Unidos. Por que at?? o momento praticamente nenhum governo norte-americano adotou medidas t??o simples como essas, que redundariam, mesmo que indiretamente, em um freio aos ???radicais??? castro-chavistas do continente e em uma merecida desmoraliza????o de seus mais eficazes aliados, os ???moderados ??teis????
??
7. Essa omiss??o governamental norte-americana para com a Am??rica Latina constitui um inc??gnita. E qual ?? o modesto objetivo, ao levantar esses assuntos, e lan??ar algumas respeitosas sugest??es na linha da aproxima????o do melhor e mais saud??vel das for??as vivas dos Estados Unidos e Am??rica Latina? Nosso modesto objetivo ?? simplesmente o de contribuir a preparar as condi????es para que no final se concretize a aspira????o de estabelecer essas pontes culturais entre setores de centro e direita dos Estados Unidos e da Am??rica Latina, que poder??o afastar decisivamente os pa??ses da regi??o do prejudicial eixo de gravidade esquerdista que predomina atualmente.
??
Destaque Internacional – Ano XIV – n?? 363 – 27 de agosto de 2012. Editorial interativo. O presente texto pode ser difundido livremente, inclusive sem citar a fonte.
??
Tradu????o: Gra??a Salgueiro

Os comentários estão fechados.